Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Após aglomerações no fim de semana, prefeitura deve editar novo decreto com restrições

ter, 13 de abril de 2021 10:48

Da Redação

Boletim epidemiológico municipal divulgado nesta segunda-feira, 12

Na semana passada foi suspenso em Araguari a restrição de circulação de pessoas (toque de recolher), o que ocorreu logo após a cidade ter deixado a Onda Roxa e avançado para a Onda Vermelha do programa estadual Minas Consciente.

Neste fim de semana, o primeiro após a suspensão das restrições mais severas, foi observado, na cidade, vários estabelecimentos em pleno funcionamento, ampla movimentação de pessoas e, infelizmente, muitas delas sem máscara facial.

Apesar de a cidade não estar mais sob ‘toque de recolher’ e na Onda Roxa, os cuidados em relação à pandemia da Covid-19 devem ser mantidos, e isso ocorre porque a grande maioria da população ainda não foi vacinada, e está suscetível aos estragos mais danosos do novo coronavírus. Além disso, os decretos do Poder Público ainda mantêm as medidas sanitárias em vigência.

A Gazeta procurou a Administração Municipal para questionar se estava inteirada das aglomerações do fim de semana. “Tomamos conhecimento, tanto pela Força Tarefa quanto pelas denúncias feitas diretamente à Polícia Militar, e já estamos estudando, junto aos advogados da prefeitura, um novo decreto com novas restrições, para evitar que se repitam situações como essas que vivenciamos neste fim de semana. Assim, novas restrições e condições de funcionamentos devem ser editadas nesta semana a fim de prevenir o aumento dos números de propagação da doença, principalmente após termos alcançado uma situação mais ‘estável’”, expôs o secretário Municipal de Gabinete, Flávio Soares.

Com as últimas mudanças, vários estabelecimentos de atividades não essenciais passaram a funcionar, inclusive aos sábados. Apesar disso, restrições na lotação máxima de pessoas nos ambientes, o uso de máscara e as regras sanitárias devem continuar sendo adotadas.

 

VACINAÇÃO

Aplicação de segundas doses segue em Araguari nesta terça, 13, para quem já recebeu a primeira dose no dia 30 de março ou anteriormente

Desde a semana passada, Araguari tem aplicado segundas doses (D2) de imunizantes contra a Covid-19 em quem já havia recebido a primeira aplicação (D1) anteriormente. Hoje, 13, administração da D2 continua em quem recebeu a vacina antes do dia 30 de março. O local é no aeroporto municipal, e é preciso ter em mãos documentos pessoais de identificação e cartão de vacinação.

As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais receberam, ontem, 12, quase 58 mil doses de vacinas CoronaVac e AstraZeneca. A distribuição faz parte do 12º lote recebido pelo Estado na última quinta-feira, com mais de 400 mil doses. As vacinas foram encaminhadas para as Unidades Regionais de Saúde (URSs), que distribuirão para os seus respectivos municípios. Deste novo lote, Araguari receberá 1.280 doses de CoronaVac e 1.410 dose da AstraZeneca.

A reportagem procurou a prefeitura para questionar a respeito da chegada de uma nova remessa. “A Gerência Regional de Saúde ainda não havia agendado conosco para buscarmos as doses”, informou a gestão.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já aponta 10.855 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.157 pacientes em monitoramento, sendo 1.211 confirmados e 946 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 27 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 30 vagas disponíveis. Ainda, estão ocupados 21 dos 53 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo três no Santo Antônio, nove na UPA, seis no Hospital de Campanha e três no São Sebastião. Ainda, foram computados 314 óbitos confirmados para a doença, mas nenhum nas últimas 48 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 12.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: