Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari deve seguir na ‘Onda Roxa’ do Minas Consciente por mais 15 dias

qua, 17 de março de 2021 23:58

Da redação

Confira as atividades permitidas e os horários da ‘onda roxa’.

No início desta semana, o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou nas redes sociais um vídeo, no qual ele aparecia falando a respeito da situação da covid-19. De acordo com Zema, todo o estado deve ser classificado na ‘Onda Roxa’ do plano Minas Consciente a partir desta quarta-feira, 17.

Ocorre que a capacidade de atendimento do Estado está comprometida, uma vez que os índices da contaminação continuam avançando e os leitos hospitalares, recursos materiais e humanos já se encontram operando, muitas vezes, além da capacidade normal.

Com a nova determinação, todo o estado de Minas passa a se adequar às restrições da ‘onda roxa’, como a restrição de circulação de pessoas (toque de recolher) a partir das 20h. As normas se aplicam para todas as cidades, inclusive as que não aderiram ao plano Minas Consciente, como é o caso de Uberlândia.

Diante da situação, Zema pede para que os mineiros respeites as limitações adotadas. “Qualquer contaminado a mais, pode ser um óbito a mais, porque o estado não tem mais capacidade de atendimento. Quem faz alguma aglomeração, pode ser taxado de assassino”, afirmou o governador. Ainda, segundo a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizada nesta segunda-feira (15), 85,3% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 estavam ocupados. Há pelo menos 200 pessoas aguardando por este tipo de leito por dia, segundo o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Em Araguari, a ocupação de UTIs está em 93% (28 internados), ou seja, a Santa Casa, mesmo com os dez novos leitos, já opera com leitos ‘adaptados’ e acima da capacidade.

O prefeito Renato Carvalho (Republicanos) ouviu, nesta segunda-feira, 15, após carreata contra o fechamento do comércio, empresários e comerciantes de Araguari. A gestão, procurada pela reportagem, informou, nesta terça, 16, que “não voltou atrás ou cedeu a pressões, mas que já vinha pensando em flexibilizar algumas regras, porém, com o município seguindo na ‘onda roxa’, será analisado, juridicamente, o que é possível e o que não é, uma vez que as restrições dessa etapa são obrigatórias”.

 

VACINAÇÃO

Nesta terça, 16, iniciou-se a vacinação de idosos de 78 anos de idade. A busca da população pelas doses tem sido cada vez maior, uma vez que conforme cresce o número de casos, aumenta o medo de se infectar com o vírus.

Procurada pela reportagem, a gestão informou que já haviam vários veículos na porta do aeroporto logo antes de começar a vacinação, às 6h. Porém, a demanda não está acima do esperado. “Nosso plano é vacinar em ordem decrescente de idade, uma vez que as doses que chegam, às vezes, não são suficientes para todo aquele público alvo. Ontem, 16, das 5h até as 17h, aplicamos mais de 600 doses. Hoje, 17, distribuiremos 80 senhas, que são alusivas às 80 doses que sobraram”, informou a administração. Não há ainda uma data precisa para a chegada de mais doses, mas há expectativa de que isso aconteça na próxima semana.

Hoje, 17, Minas deve receber 509.800 doses de vacinas contra a covid-19 e, posteriormente, distribuir para os municípios, o que deve permitir a continuidade da imunização nas próximas semanas. A última remessa chegou no dia 9 de março, com 303.600 doses. A informação foi divulgada pela BH Airport.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: