Candidatos alegam dificuldades para abertura de conta bancária
qui, 8 de outubro de 2020 10:09Da Redação
As eleições 2020 estão cada vez mais próximas e, com isso, as campanhas eleitorais têm tomado forma e sido divulgadas a todo vapor. No entanto, para que sejam possíveis, é preciso seguir uma série de procedimentos impostos pela Justiça Eleitoral. O objetivo é assegurar o uso correto dos recursos que integrarem cada conta cadastrada na titularidade dos partidos políticas e de seus integrantes.
Em entrevista à Gazeta do Triângulo, o gerente da unidade da Caixa Econômica Federal (CEF) em Araguari, Marcílio Delfino, disse que, no geral o processo de abertura das contas tem ocorrido normalmente de acordo com os parâmetros estabelecidos pela matriz, o Banco Central (BC) e a Justiça Eleitoral. Questionado sobre relatos de candidatos que têm feito reclamações acerca da abertura das contas, o gerente explicou que, há particularidades que devem ser observadas.
Isso porque, antes de qualquer candidato fazer a abertura das contas individuais, é preciso que o partido político ao qual está vinculado tenha realizado o referido procedimento anteriormente. Caso contrário, o candidato a prefeito ou vereador não estará apto a prosseguir com a operação. Esta foi uma determinação da Justiça Eleitoral, porque, caso haja algum saldo remanescente, ele tem que ser devolvido pelo partido e depois à justiça.
Na oportunidade, Marcílio Delfino ainda acrescentou que, o prazo para realizarem os cadastros para a criação das contas, inicialmente, era até o dia 26 de setembro. No entanto, como muitos não o cumpriram, todo o procedimento foi atrasado. Ele ainda ressaltou que, para abrir a conta é preciso se dirigir à agência munido de toda a documentação necessária, para que “seja analisada e feito um agendamento para que ele retorne em até três dias para fazer as assinaturas necessárias. A entrega pode ser no partido ou diretamente no banco”, informou.
Até o momento, uma média de 35 cadastros têm sido feitos por dia, totalizando mais de 180 inscrições, além da abertura de 100 contas. Retornando aos possíveis problemas, o gerente da CEF ainda alertou quanto à necessidade de conferir os endereços informados nos documentos, pois, se houver divergências, se tornará um impasse no momento dos cadastros. Além disso, cada candidato a vereador tem o direito de abrir até três contas.
No que se refere aos parâmetros gerais do processo eleitoral até o dia D, o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, contou que, no momento os trabalhos do cartório têm se concentrado na análise dos 359 registros de candidatura entre Araguari e Indianópolis, no intuito de concluir o deferimento ou indeferimento dos cadastros. Ele ainda acrescentou que as urnas já chegaram e estão sendo submetidas a procedimentos de correção de falhas nos hardwares, além de montar a comissão de transporte para os eleitores vindos da zona rural.
“Gostaria de lembrar que, a convocação de mesários continua. O cartório conclama as pessoas que têm interesse em ser mesários voluntários para que entrem no site do TRE [Tribunal Regional Eleitoral] e preencham o formulário. Também podem ir ao cartório eleitoral e manifestar o interesse de trabalhar”, destacou Fernando Guetti.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...