Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Governo altera regras do Minas Consciente e Araguari opta pela adesão ao programa

sex, 31 de julho de 2020 06:31

Da Redação

Comércio em Araguari segue com restrições até adesão efetiva ao Minas Consciente, que acontece dia 6

O programa Minas Consciente possui novas regras: agora, a iniciativa terá três ondas – e não quatro, como havia sido estabelecida inicialmente pelo governo do estado. Desta forma, as fases estão simbolizadas por cores. Os municípios que forem incluídos na cor vermelha, por exemplo, estão autorizados a liberar o funcionamento apenas dos serviços essenciais, sendo o funcionamento de bares e restaurantes somente em delivery e\ou retirada. Na segunda onda – a amarela, estão autorizadas as atividades tidas como não essenciais como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas; hotéis, papelarias, lojas de roupa, salões de beleza e lojas de departamento; lojas de joias e bijuterias, informática, design e decoração.

Na última – onda verde, constam as atividades que são consideradas de alto risco, e até agora não tinham previsão de retorno, como academias. Diante disso, as atividades serão liberadas conforme as cidades avançam tais estágios, conforme o perfil epidemiológico. Para discutir como a nova versão do programa poderá afetar o funcionamento das atividades comerciais em Araguari, membros do Executivo se reuniram com representantes de várias entidades do município e representantes da classe comercial.

O encontro, ocorrido na tarde de ontem, reuniu representantes do executivo, do legislativo e de entidades que representam os comerciantes de Araguari.

O encontro, ocorrido na tarde de ontem, reuniu representantes do executivo, do legislativo e de entidades que representam os comerciantes de Araguari.araguari

 

O encontro realizado durante a tarde desta quinta-feira, 30, também levou em consideração o pedido do vereador Warley Ferreira de Morais, que ressaltou a importância do prefeito Marcos Coelho ouvir as entidades que estão sofrendo com essa situação. “Antes da tomada de qualquer decisão, seria de extrema importância a discussão com os órgãos como ACIA, CDL, ASCOMARI, o que efetivamente aconteceu hoje. A decisão agora definitivamente representa o interesse dos mais afetados com essa circunstância”, ressaltou o vereador.
Após as deliberações, a prefeitura decidiu aderir ao programa a partir do dia 6 de agosto, assim, as novas regras serão publicadas pela administração municipal nos próximos dias. Enquanto isso, continua vigorando a deliberação nº. 17, que mantém a restrição de atividades e horários de funcionamento na cidade. Atualmente, 316 municípios aderiram formalmente ao Minas Consciente, mas nem todos os 300 considerados pelo secretário-adjunto como aptos a avançarem na flexibilização estão inseridos no plano, e, por determinação judicial, somente os protocolos do Minas Consciente poderão ser usados em caso de reaberturas.
A deliberação também leva em conta os dados diários da cidade, que continua registrando aumento das notificações. O boletim municipal aponta para 1.450 casos da doença e 36 óbitos confirmados para covid-19, bem como, cinco mortes em investigação. Além disso, há 791 suspeitas. Também foi registrado um aumento no que se refere às internações, sendo 11 em UTI e 25 em enfermaria, totalizando 36 pacientes em leitos na cidade. A boa notícia, é de que o número de pessoas recuperadas também vem aumentando, os registros passaram de 1.010 para 1.038.
Em contrapartida, ainda desatualizado, o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aponta 1.424 casos confirmados e 379 pacientes em acompanhamento. O número de óbitos passou para 29 e os casos recuperados atingiram a marca de 1.016 casos. O município figura na lista de municípios com maiores casos da doença e se destaca na região do Triângulo Mineiro, assim como Uberlândia que é a segunda do estado, com 12.156 casos e 203 mortes.
Na referida cidade, a Prefeitura confirmou que o comércio deve continuar funcionando de acordo com a última deliberação do prefeito Odelmo Leão, que reabriu a maioria das atividades comerciais não essenciais, até que o programa Minas Consciente seja implantado efetivamente no município. O novo coronavírus já está na maioria das cidades de Minas Gerais, e registra a morte de 2.692 mineiros por covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 84 novos óbitos.
O balanço epidemiológico da SES-MG aponta ainda para 123.415 mil casos confirmados, sendo 26.955 em acompanhamento e 93.768 recuperados. A taxa de letalidade da doença é de 2,1%. Além disso, são 13.867 casos de internação hospitalar na rede pública e privada. Outras 109.548 pessoas se isolaram em casa.

1 Comentário

  1. Pr. Gelson Vilela de Souza disse:

    Bom dia
    Nesta nova faze do Minas consciente como
    Fica a situação das igrejas e realizações de
    De seus Cultos em Araguari MG

Deixe seu comentário: