Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Pedidos de seguro-desemprego aumentaram em Araguari

sex, 10 de julho de 2020 00:03

Da Redação

Vagas de emprego não são preenchidas por falta de qualificação, segundo o Sine

Durante o mês de junho, o Ministério da Economia registrou 653.160 mil pedidos de seguro-desemprego em todo o país. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 9, e mostra ainda que os dados representam um aumento de 28,4% na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram efetuados 508.886 requerimentos do auxílio. Do total de pedidos de junho, 443.492, ou seja 67,9%, foram realizados via web, seja por meio do portal gov.br ou por meio da Carteira de Trabalho Digital.

 

O Sine está em novo endereço e os atendimentos podem ser agendados por meio do telefone 3690-3003

O Sine está em novo endereço e os atendimentos podem ser agendados por meio do telefone 3690-3003

 

O mesmo aumento tem sido observado em Araguari. De acordo com informações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), estão sendo solicitados de 30 a 35 pedidos de seguros por dia. “Esse crescimento se deve principalmente à pandemia causada pela covid-19, que tem afetado empresas e trabalhadores. Para fazer as solicitações, os trabalhadores devem agendar por meio do telefone 3690-3003, ” afirmou a diretora da unidade, Marilda Rodrigues.

Aqueles que precisam dar entrada nos papéis do seguro-desemprego devem se atentar aos prazos de vencimento, que é de 120 dias para áreas gerais e 90 dias para trabalhadores domésticos, único período específico, segundo a coordenadora. Além disso, é importante ressaltar a alteração quanto aos horários de atendimento que foram fixados, visando evitar aglomeração nas dependências do Sine. Desta forma, para a solicitação do seguro, os atendimentos acontecem a partir das 12h. Além disso, segundo ressaltou a diretora, quem preferir pode fazer o requerimento via internet, por meio do site Emprega Brasil. “O site é simples, mas caso haja dificuldades, estamos à disposição para atender os trabalhadores”, ressaltou.

Outra situação que tem chamado a atenção da diretora é quanto à oferta de vagas no Sine, que atualmente está superior à demanda dos araguarinos. A situação, conforme ressaltou, se deve à falta de procura por parte dos trabalhadores e principalmente, a falta de capacitação, uma vez que grande parte das vagas ofertadas exige experiência comprovada em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e algumas pedem cursos específicos e referência.

“Temos bastante vagas para encaminhamentos de mão de obra e não estamos conseguindo encaminhar para as empresas por falta de currículos, pois, o trabalhador não está tendo interesse para ingressar no mercado de trabalho neste momento e, quando há procura, o que temos observado é que falta qualificação de mão de obra o que acaba impedindo as contratações”, alertou.

Assim, para auxiliar o trabalhador as informações sobre vagas são disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Emprego diariamente e os interessados podem conferir na unidade de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. Desta forma, os interessados em concorrer às vagas de emprego podem ir pessoalmente ao Sine, localizado junto ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), em frente à Praça Getúlio Vargas, portando os documentos de identidade, CPF e a Carteira de Trabalho.

“Nós registramos os dados do interessado, incluindo o nível de escolaridade, as áreas em que trabalhou e o tempo de serviço, e fazemos o cruzamento de dados com a vaga que o empregador disponibilizou no sistema. Após esse registro, verificamos se a vaga foi liberada ou não ao interessado”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: