Notificações relacionadas a óbitos causados pela covid-19 aumentam em Araguari
sex, 3 de julho de 2020 00:15Da Redação

A administração está equipando e organizando o Hospital de campanha para atender a demanda de novos pacientes
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) registrou nesta quinta-feira, 2, um novo recorde de óbitos causados pela covid-19. Em apenas 24 horas foram contabilizadas 52 mortes no estado, chegando à 1.059 o número de mineiros que faleceram após serem infectados pelo coronavírus. Além da elevada quantidade de mortes, Minas Gerais encara um aumento nas estatísticas referentes à hospitalização e cerca de 50.707 mineiros que foram diagnosticados com coronavírus. Outras 19.179 pessoas estão em acompanhamento.
A reportagem verificou ainda que os casos estão espalhados por 715 municípios, ou seja, cerca de 83% dos existentes no Estado. Além disso, as mortes aconteceram em 250 deles, assim, o índice de letalidade é de 2,1%. De acordo com Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a ampliação da testagem foi um dos fatores que podem justificar o aumento do número de casos da doença em junho. Cerca de 60% dos resultados positivos para Covid-19 em Minas Gerais são provenientes de testes rápidos, que ainda estão passando por processo de verificação.
É importante ressaltar que o aumento dos casos está sendo observado em grande parte das cidades do interior do estado, principalmente no Triângulo Mineiro, devido aos casos registrados em Uberlândia, por exemplo. A cidade continua liderando com os maiores números de moradores infectados pela covid-19. O documento da SES-MG mostra que existem 6.785 casos confirmados em Uberlândia e também aconteceram 86 mortes causadas pela doença.
Diante do cenário, o referido município decidiu adotar um novo protocolo para atendimento de pacientes com suspeita e confirmação de covid-19: a cidade começa a oferecer gratuitamente na Farmácia Popular os medicamentos hidroxicloroquina e ivermectina para aqueles que tiverem receitas médicas.
Em Araguari não é diferente e os dados só aumentam diriamente. O perfil do município disponibilizado pela pasta estadual aponta para 517 casos e 5 óbitos confirmados para a doença.
Segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, os diagnósticos positivos totalizam 535 casos positivos e 494 suspeitas, além de 43 internações e oito óbitos confirmados. Durante a tarde, a secretaria de Saúde informou a ocorrência de mais dois óbitos confirmados, ocorridos entre os dias 30 de junho e 1º de julho. Um óbito de paciente residente em Araguari e internado em hospital de Patrocínio, sexo masculino de 69 anos. Quanto à segunda morte, o paciente de sexo masculino, 72 anos, também de Araguari, estava internado na Santa Casa de Misericórdia.
Diante dos casos, a prefeitura informou, por meio da secretaria de Saúde, que está tomando todos os cuidados necessários para a disponibilização de leitos e do atendimento no Hospital de Campanha. Na manhã da última quarta-feira, 1º de junho, a empresa responsável pela limpeza definiu o fluxo e organização de pessoal para treinamento. Além disso, nesta semana o Executivo publicou, no Correio Oficial do Município, mais uma lista de profissionais convocados para trabalharem na unidade, atuando no enfrentamento à covid-19. No documento constam que, ao todo foram convocados 38 técnicos em enfermagem e 19 enfermeiros, que foram aprovados em concurso público e serão contratados como servidores temporários, até que sejam criados os cargos efetivos.
A secretaria de Saúde informou também que já foram formalizados vários contratos para a compra de insumos e materiais para o Hospital de Campanha. Nesta quinta-feira, por exemplo, foram finalizados os contratos para a compra de EPIs e alimentação de pacientes. A pasta aguarda ainda equipamentos para mais 10 leitos, oriundos de doação de uma empresa particular. O deputado estadual Raul Belém também informou à reportagem que, por meio do trabalho junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, foi possível encaminhar novos aparelhos que serão utilizados na criação de dois novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo na Santa Casa de Misericórdia de Araguari.
Além disso, equipamentos de proteção individual (EPI) serão enviados para o Hospital de Campanha. Dentre os itens à serem recebidos pelo município estão um cardioversor; dois ventiladores pulmonares; mil unidades de frascos de álcool em gel (500ml); cinco mil unidades de aventais descartáveis; duas mil unidades de aventais descartáveis e impermeáveis; cinco mil unidades de luvas médias; além de cinco mil unidades de luvas pequenas; mil unidades de máscaras N95. Também há 400 unidades de óculos de proteção e seis mil unidades de toucas descartáveis. “Seguimos trabalhando muito para que, juntos e com muita fé, possamos sair vitoriosos dessa terrível situação, ” finalizou o deputado.
Cenário Nacional
O Brasil tem 61.884 mortes por coronavírus confirmadas até as 19h desta quinta-feira, aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Além disso, há 1.496.858 casos confirmados.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
