Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Número de casos confirmados de covid-19 tem alta registrada no Triângulo Mineiro

ter, 30 de junho de 2020 10:46

Da Redação

A covid-19 continua se espalhando rapidamente principalmente pelo interior de Minas Gerais. É o que mostra o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 29, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que voltou a registrar aumento dos casos nas cidades do Triângulo Mineiro. Dentre os quatro principais municípios, a situação mais grave é de Uberlândia com 6.197 infectados e 77 mortos. Em seguida aparecem Uberaba, com 684 casos e 26 mortes, Araguari, contabilizando 429 pacientes infectados e cinco óbitos e Araxá, com 236 casos e cinco mortes. No informativo também é possível ver que pela primeira vez, os dados estaduais relacionados à Araguari se aproximam daqueles informados pelo município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos já chega à 434 diagnósticos positivos. Além disso, 43 pessoas internadas e pelo menos 249 já se recuperaram da doença.

As recomendações continuam sendo o uso de máscaras e álcool em gel, para evitar o contágio

As recomendações continuam sendo o uso de máscaras e álcool em gel, para evitar o contágio

 

Também foram confirmadas seis mortes causadas pela covid-19 e outros quatro óbitos seguem em investigação. No último sábado, 27, por exemplo, mais uma morte também aconteceu na cidade e se trata de uma paciente do sexo feminino, 95 anos. Diante disso, foi realizado coleta laboratorial e a pasta aguarda o resultado de exame. Mesmo com os cuidados e orientações de manter o distanciamento social, a população tem visto tais números aumentarem diariamente.

Durante o final de semana, a reportagem também foi informada do fechamento de uma agência bancária na região central da cidade e uma lotérica, após funcionários testarem positivo para a doença. Os responsáveis informaram que o fechamento teve como objetivo garantir a segurança e reduzir o contato entre funcionários, que foram submetidos à exames, e clientes, no intuito de diminuir a propagação da doença. Em todo o estado, a covid-19 já atinge 696 cidades mineiras.

No município, a recomendação é de que a população mantenha os cuidados preventivos, como o uso de álcool em gel e máscaras, além do distanciamento social. No entanto, a população tem se queixado da maior movimentação nas vias da cidade, além dos eventos que têm sido realizados em residências nos finais de semana. “Temos visto muitas festinhas familiares, o que tem causado transtornos, pois, os casos têm aumentado rapidamente. As pessoas precisam se conscientizar”, disse uma moradora do bairro Goiás que preferiu não se identificar.

Conforme o boletim, em Minas Gerais já são 43.864 casos confirmados em todo Estado e 17.792 casos estão em acompanhamento, que são os quadros que não evoluíram para óbito cuja condição clínica permanece sendo acompanhada, ou aguarda atualização das informações fornecidas pelos municípios. No estado há ainda 918 mortes e 25.154 pessoas recuperadas. As internações por síndrome respiratória aguda grave cresceram 836% nas primeiras 25 semanas de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Quanto ao cenário nacional, a reportagem verificou que o Brasil tem 1.368.195 casos de coronavírus confirmados até as 19h desta segunda-feira, além de 58.314 mortes.  Entre os dois principais estados que possuem os maiores números de casos da doença, estão:  São Paulo, que registrou mais de 6.156 novos casos e 75 novas mortes pelo novo coronavírus, chegando a 271.737 pessoas com covid-19, das quais 14.338 morreram; e o Rio de Janeiro, com 27 novas mortes por covid-19 e 2.495 novos casos da doença no período de 24 horas, segundo a secretaria estadual de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: