Geração de emprego cresce 163% em fevereiro
qui, 20 de março de 2014 17:44
Uberlândia foi considerada a terceira cidade do Estado na geração de emprego,
ficando atrás de Belo Horizonte e Nova Serrana. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU
DA REDAÇÃO – O desempenho de Uberlândia no quesito geração de empregos em fevereiro de 2014 foi 163% superior ao verificado no mesmo período do ano passado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No total, foram criados 1.803 novos postos de trabalho, contra as 684 vagas geradas em 2013.
Os grandes investimentos concretizados na cidade colaboraram diretamente para este crescimento, como a instalação de uma nova unidade do Bahamas supermercados, a ampliação da equipe da fábrica da Ambev, a vinda da rede de departamento Havan, entre outros.
“Esse é o resultado do trabalho da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que investe tanto na captação de grandes empresas que geram emprego em massa e proporcionam aumento de renda da população, quanto no fomento das empresas já instaladas. Especialmente, desenvolvemos o Pró-Micro, programa de desenvolvimento da micro e pequena empresa – segmento responsável por mais da metade dos empregos registrados em carteira na cidade – consolidando Uberlândia como referência na atração de negócios e desenvolvimento sustentável”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.
O Caged determinou que Minas Gerais gerou, em fevereiro deste ano, 22.714 novos postos de trabalho, enquanto no mesmo período de 2013, foram criados 9.924. É um aumento de 128,8%. Uberlândia foi considerada a terceira cidade do Estado na geração de emprego, ficando atrás de Belo Horizonte, com 5.663, e Nova Serrana, com 1.834 vagas.
No Brasil, 260.823 empregos formais foram criados em fevereiro. O resultado é 111% superior ao registrado no ano passado, quando foram criados 123.446 mil postos.
Profissionais qualificados
Os investimentos dos últimos meses foram fatores de suma importância para a criação de empregos formais e novas oportunidades. Esses investidores procuram a cidade devido à infraestrutura que é oferecida e por considerarem que Uberlândia possui mão de obra qualificada para preencher a demanda profissional.
Em Uberlândia, o Pronatec, realizado em parceria com o Governo Federal, ganhou forte mobilização e adesão em pouco mais de um ano. Em 2012, a oferta chegava a 306 vagas e em 2014 esse número foi ampliado em 1.600%, passando para mais de cinco mil vagas ofertadas num investimento de R$ 4,7 milhões. O Pronatec em Uberlândia dispõe de 88 cursos de diversas áreas, como turismo, construção civil, moda, panificação e mecânica industrial.
Na última quinta-feira (13), mais 1.360 alunos do Pronatec se formaram podendo, assim, ingressarem no mercado de trabalho. Em setembro de 2013, outros 2.634 alunos de 29 municípios da macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba também concluíram seus cursos no Pronatec.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
