55% dos torcedores estão animados com a Copa do Mundo 2018
qui, 14 de junho de 2018 05:43por Tatiana Oliveira
A Gazeta do Triângulo entrevistou araguarinos para saber como estão os preparativos para assistir o mundial
Goleada. Os danos causados pelo 7×1 do jogo da Alemanha contra o Brasil na Copa do Mundo de 2014, sediada em nosso próprio país, fez com que a expectativa de muitos brasileiros pelo hexacampeonato tivesse sérios danos. Do maior ao menor torcedor, não tem um que não se lembra das sofridas bolas balançadas na rede naquele oito de julho. Além disso, os “bolas-fora” da política brasileira, desde então, trazemestragos ainda maiores na credibilidade do país e na vontade de torcer.
A disputa da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, começa hoje, 14, com o primeiro jogo entre a anfitriã do mundial e a Arábia Saudita. Tendo em mente que a estreia da seleção brasileira no campeonato é no domingo, 17, às 15h contra a Suíça, a Gazeta do Triângulo foi para as ruas e entrou em contato com araguarinos para saber como estão os preparativos e os ânimos da torcida.
O número reflete o cenário da falta de credibilidade brasileira, visto que, dos entrevistados, apenas 55% mostraram-se verdadeiramente empolgados com a disputa. De todos os 17, há quem veja a preocupação com a política nacional, número que representa 15% dos alcançados pela nossa Reportagem. “Nós, os brasileiros, encaixamos na teoria do povo que vive de pão circo. Jogadores ganhando milhões enquanto professores e policiais ganham miséria”, relata um deles.
Mesmo que mais da metade dos araguarinos ainda estejam animados a ligar a TV e torcer pela seleção brasileira, o número dos que acreditam que o Brasil irá conquistar o hexacampeonato é de apenas 25%. “Eu acredito que o time está muito estável, desde que o Tite assumiu, existe uma confiança maior, porque ele assumiu a responsabilidade, tirando a pressão, principalmente, do Neymar. Estou confiante no título, mas depois dos 7×1 o pé fica atrás”, coloca Vinícius Gama. Os que não veem chance do novo título representam 35% dos entrevistados. Os demais simplesmente não querem assistir à Copa ou não tem uma opinião formada sobre o assunto.
Outro grande público encontrado pela Gazeta foram os apostadores, que prometem ficar de olho em cada disputa. “Vou torcer pelo bolão, mas quero que o Brasil Ganhe”, disse Pedro Henrique Fernandes.
Muitos bares estão programando-se para receber os torcedores. Uma lanchonete de produtos naturais chegou a comprar uma televisão para não perder clientes na hora dos jogos. Bares da cidade também preparam promoções para atrair os araguarinos.
Contrapondo o cenários, todos os entrevistados disseram que preferem ver em casa ou em algum amigo e sair para comemorar só depois do jogo. “Assim a gente gasta menos e como os horários dos jogos do Brasil são muito ruins, em horário comercial, fica mais fácil de voltar pra trabalhar depois”, disse Thiago Coelho.
Michele Landin também prefere ver os jogos de casa. “Apesar de não ser fanática, sou muito intensa para torcer. Gosto de esbravejar, gritar e comemorar muitos gols. Isso com pipoca e t refrigerante, como se eu realmente estivesse em um cinema”, relata.
Vinícius Gama conta que a família chegou a comprar uma TV para ver os jogos e que os itens de torcida como camiseta serão adquiridos na próxima semana. “Compramos uma TV maior só por conta da copa, então estamos priorizando qualidade. Depois de cada jogo o plano é sair pra rua”, coloca.
Há, também, quem vai assistir aos jogos, mas sem muito alarde. “Já fomos mais empolgados em outras copas, mas a expectativa está muito baixa. Assistimos, torcemos mas sem muito fanatismo. Nada de comprar camisetas e acessórios”, coloca Ana Paula. Felipe Santos compartilha a ideia da araguarina. “Pretendo assistir todos em casa mesmo. Realmente esse ano não estou na mesma empolgação dos anos passados,mas estou torcendo, claro, acreditando q vai dar certo”.
O caso de Fernanda Fernandes é justamente o contrário dos dois. “Já tirei bandeira, blusa, vuvuzela, faixa, cachecol, tudo do Brasil do armário. Tenho tabela da copa na carteira, celular e geladeira”, conta.
Outros entrevistados alegaram estar animados apenas com a movimentação da cidade com os jogos do mundial. “Estou animada pra ir para o boteco e curtir. Não gosto de futebol, mas as pessoas que convivem comigo gostam, então vou para aproveitar a festa”, disse um dos entrevistados.
Saiba o funcionamento de alguns órgãos públicos durante os jogos da seleção
A Prefeitura de Araguari decretou horário especial de trabalho para os servidores municipais durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. O decreto 056/2018 de 30 de maio foi publicado no Diário Oficial do Município de quarta-feira (6) e vale para a administração direta, SAE – Superintendência de Água e Esgoto e FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura.
Horário de funcionamento da prefeitura durante a 1ª fase do Mundial
– Dia 22 de junho de 2018 o jogo é às 9 horas da manhã e o horário de funcionamento será das 13:00 às 18:00.
– Dia 27 de junho de 2018 o jogo é às 15 horas da tarde e o expediente das 8h00 às 13h00.
– Havendo classificação para a próxima fase (OITAVAS-DE-FINAL), em qualquer um dos jogos o horário de funcionamento será no dia 02 de julho de 2018, ou 03 de julho de 2018 o jogo é às 11 horas da manhã. Horário de funcionamento será das 13h00 às 18h00.
– Em caso de classificação para a fase seguinte (QUARTAS-DE-FINAL), no dia 6 de julho de 2018 o jogo será às 15 horas da tarde e o expediente será 8h00 às 13h00.
– Se houver classificação para a fase SEMIFINAL em qualquer um dos jogos sendo dia 10 de julho de 2018 ou 11 de julho de 2018, o jogo é às 15 horas da tarde e o horário de expediente será 8h00 às 13h00.
É importante ressaltar que as atividades essenciais à sociedade (UPA, Ambulâncias, e serviços de urgência e emergência) terão expediente normal nos dias mencionados.
Funcionamento bancário durante a Copa do Mundo
O Banco Central informou que nos dias em que o Brasil competir no mundial o horário de funcionamento será o seguinte:
- – Nos jogos às 9h da manhã os bancos abrem das 13h às 17h.
- – Nos jogos às 11h da manhã os bancos abrem das 8h30 às 10h30 e retornam das 14h às 16h.
- – Nos jogos às 15h da tarde os bancos abrem das 9h às 13h
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Mês da Consciência Negra: prefeitura organiza várias ações para celebrar a luta e cultura negra sex, 8 de novembro de 2024
- Meningite: casos confirmados e ações de prevenção com quimioprofilaxia sex, 8 de novembro de 2024
- Batalhão Mauá: capacitando profissionais e impulsionando a construção de infraestrutura no Brasil sex, 8 de novembro de 2024
- Campanha da PMMG alerta população mineira sobre golpes pela internet sex, 8 de novembro de 2024
- BR-365 passa a ter reajuste nas tarifas das praças de pedágio a partir de 14 de novembro sex, 8 de novembro de 2024
- Araguari segue recebendo grande quantidade de chuva sex, 8 de novembro de 2024
- Melhores do Interbairros 2024 serão premiados hoje pela Liga Araguarina de Futebol qui, 7 de novembro de 2024
- Amanhece e América fizeram um jogão de bola no Peixotão no último domingo qui, 7 de novembro de 2024
- Chuvas melhora as condições dos gramados dos campos usados no amador qui, 7 de novembro de 2024
- Ações de segurança são desenvolvidas pela SETTRANS em blitze educativas qui, 7 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...
[14/06, 23:55] nivaldo geraldo da concei: Vou ti falar a verdade, a maioria dos brasileiros está desacreditado da seleção, porém à medida que ela for ganhando, ela vai dando ânimo e incentivo ao povo brasileiro, e o entusiasmo vai se fortificar mesmo só a partir das oitavas de final, aí sim, vai pegar fogo.
[14/06, 23:56] nivaldo geraldo da concei: Eu creio que o Brasil vai pegar o México ???????? nas oitavas.