Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

53º Batalhão de Policia Militar reforça abordagens e ações preventivas no feriado de Carnaval

sex, 9 de fevereiro de 2024 08:03

Da Redação

53º Batalhão de Policia Militar
Divulgação

Hoje, 9, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia a Operação Rodovida Carnaval 2024. A ação termina no dia 14, com foco na prevenção de acidentes e reforço de fiscalização em locais estratégicos elencados pela corporação. A operação mobiliza ações em todas as regiões do Estado.

Segundo a PRF, além dos 800 policiais do efetivo em Minas Gerais, agentes de outros estados foram chamados para reforçar as fiscalizações durante o feriado. Além disso, a ação conta com o apoio de um helicóptero para resgastes de urgência.

“No combate às infrações, daremos foco às condutas geradoras de acidentes como: as ultrapassagens proibidas, o excesso de velocidade, dirigir sob influência de álcool, transitar pelo acostamento, dentre outras”, disse a PRF.

Ressalta-se que, uma das principais ações da operação será por blitz surpresa da Lei Seca. Dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima apenada com suspensão do direito de dirigir por doze meses e multa de R$ 2.934,70. A multa e a apreensão da CNH também serão aplicadas ao condutor que se negar a fazer o teste no etilômetro.

Para pegar a estrada é preciso se atentar para algumas recomendações da PRF, são elas: planejar a viagem e fazer a revisão do veículo; verificar também toda a documentação do veículo e do condutor. Respeitar os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedecer às placas de sinalização. Usar o cinto de segurança; crianças menores de 7 anos e meio de idade devem usar o equipamento obrigatório compatível (bebê conforto, cadeirinha e/ou assento de elevação). Ultrapassar sempre pela esquerda, somente em locais permitidos e principalmente onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança. Manter uma distância segura do veículo que vai à frente, a fim de se evitar colisões traseiras. Levar água, frutas e alimentos não perecíveis no interior do veículo, para situações inesperadas como congestionamentos e interdições de pista. Trafegar sempre com os faróis acesos, mesmo durante o dia.

Ontem, 8, a reportagem da Gazeta conversou com o 53º Batalhão de Polícia Militar para saber como será o policiamento em Araguari e nos municípios vizinhos. Segundo o 53º BPM, as ações começam hoje e terminam na terça-feira, 13, com todo o efetivo empenhado na Operação Carnaval 2024. “Em Araguari não haverá festas, contudo iremos intensificar abordagens e ações preventivas (patrulhamento pelos bairros, pontos base em locais estratégicos e acompanhamento de indivíduos criminosos) com vistas a prevenir incidência de furtos e crimes violentos no decorrer do feriado. Haverá festa nos municípios de Indianópolis, Tupaciguara e Araporarã e a PMMG é responsável pelo policiamento ostensivo nos eventos para fazer a segurança dos participantes”, disse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: