2º Batalhão Ferroviário seleciona jovens alistados em Araguari e Uberlândia
sáb, 10 de fevereiro de 2024 08:01Da Redação
Prosseguirá até o dia 29 de fevereiro, no 2º Batalhão Ferroviário (Batalhão Mauá), a seleção de 750 jovens conscritos, pertencentes à classe de 2005, dos municípios de Araguari e Uberlândia, para a incorporação de 247 jovens que irão compor do Efetivo Variável do batalhão a contar de 1° de março.
O processo de seleção começou com o alistamento militar. Depois dessa etapa, o processo continua, através da Seleção Complementar, onde os jovens são selecionados por dois requisitos principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, avaliada independentemente do nível de informação ou de formação cultural do conscrito. O segundo é a representação de todas as classes sociais e regiões do Brasil.
A seleção também considera aspectos culturais, psicológicos e morais, e são realizados os seguintes procedimentos: entrevistas, exames complementares e de habilidades (para conhecimento de aptidões e habilidades individuais). Posteriormente, os jovens estarão aptos a incorporar para prestação do Serviço Militar Obrigatório.
Após a seleção dos futuros soldados, acontece a incorporação, ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar (OM) das Forças Armadas. Ele poderá ser escolhido para a prestação do Serviço Militar Inicial em uma OM; em um Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio; ou em um Tiro-de-Guerra (TG), instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o Exército.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Ipatinga ganha novo faixa azul qui, 24 de setembro de 2026
- Muzambinhense Nadim Donato é eleito vice-presidente da CNC para mandato até 2030 qui, 24 de setembro de 2026
- Família Acolhedora oferece cuidado temporário a crianças e adolescentes qui, 24 de setembro de 2026
- Espetáculo protagonizado por Diogo Sanquetta e Célio Sousa chega aos palcos nos dias 2 e 3 de outubro, unindo teatro, dança, performance e audiovisual em uma reflexão sobre as diferenças qui, 24 de setembro de 2026
- MG-223 recebe trânsito maior de veículos com destino ao estado de Goiás qui, 24 de setembro de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE SETEMBRO qui, 24 de setembro de 2026
- CPI da Cemig ouve representante da companhia e cobra respostas sobre serviços em Araguari qui, 24 de setembro de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 24 DE SETEMBRO qui, 24 de setembro de 2026
- Campeonato de Futsal Rural começa na terça-feira com a etapa de Amanhece qui, 24 de setembro de 2026
- Triatleta de Araguari é campeã em São Paulo qui, 24 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...
