Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

2º Batalhão Ferroviário celebra dia do Exército Brasileiro

qui, 18 de abril de 2019 05:06

Da Redação

Várias atividades marcaram a semana dedicada ao Dia do Exercício Brasileiro, comemorado em 19 de abril. A iniciativa objetiva relembrar e homenagear os atos heroicos dos brasileiros que, uniram-se pela primeira vez, para defender a soberania do Brasil contra a invasão holandesa, em 1648, na Batalha dos Guararapes.

Exposição foi prestigiada por diretores, professores e alunos das escolas de Araguari

Exposição foi prestigiada por diretores, professores e alunos das escolas de Araguari

 

Em Araguari, na última terça-feira, o 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá promoveu a exposição de equipamentos, viaturas e simuladores de operação de máquinas utilizados em diversos destacamentos, com o intuito de atender obras sob sua responsabilidade. Uma viatura blindada “Guarani” do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado também foi colocada à disposição dos visitantes.

Ao longo do dia, a mostra recebeu diretores, professores e alunos das escolas municipais, universitários do Instituto Máster de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), bem como, a população em geral, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho realizado pela unidade. Seguindo a programação, o 2° Batalhão Ferroviário reuniu a tropa na tarde de ontem, 17, para formatura e entrega de condecorações a personalidades do município.

Para isso, foi realizada solenidade na praça Visconde de Mauá. Eforam homenageados com a Medalha do Exército Brasileiro o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Araguari), Crystiano Ferreira Batista e Verônica Luísa Amaral Ferreira. O capitão Rinaldo da Silva Ribeiro, bem como os sargentos Aleandro Alves Martins, Marcio Ricardo Sousa da Luz, Flávio Moreira de Castro, Ítalo Ranniere da Silva e o soldado Breno Silva Orlando também foram agraciados com medalhas alusivas ao serviço prestado à unidade.

Também prestigiaram o evento, autoridades municipais, militares da reserva, além de convidados. Segundo o comandante da unidade, tenente coronel Helton Andrade, trata-se de uma medalha instituída em 2016 cujo intuito é ressaltar a importância dos cidadãos que contribuem com o Exército Brasileiro. O Batalhão Ferroviário foi fundado em 1938, no estado de Santa Catarina e sediado em Araguari em 1965; o Batalhão Mauá tornou-se referência no cenário nacional. Ainda de acordo com o comandante da unidade, nos seus primeiros 50 anos de existência, os membros do Batalhão construíram 300 quilômetros de ferrovias e outros 700 quilômetros foram restaurados em seis estados do país, inclusive em Minas Gerais.

O Batalhão realiza diversas obras em conjunto com a prefeitura, principalmente obras de recapeamento e asfaltamento de ruas. Além disso, a unidade trabalha em construções de ferrovias, pontes e viadutos em diversos estados, incluindo São Paulo, Goiás e Bahia.

Medalha

De acordo com o Ministério da Defesa do Exército Brasileiro, a Medalha Exército Brasileiro, instituída no ano passado, destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas Organizações Militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: