Batalhão Mauá comemora 50 anos de implantação e atuação em Araguari
qua, 6 de maio de 2015 06:47Da Redação
O Batalhão Mauá completa no dia 10, os 50 anos de implantação da unidade em Araguari. Foi em maio de 1965, que o 2º Batalhão Ferroviário foi transferido de Rio Negro (PR) para o município, com o objetivo de interligar Brasília ao Sistema Ferroviário Nacional.
Somente no ano de 1999, recebeu a denominação de 11º Batalhão de Engenharia de Construção (Batalhão Mauá). Foram muitos anos de serviços. Desde sua implantação o Batalhão coleciona um acervo de obras diversas, distribuídas por todo o território nacional, prosseguindo com a missão de contribuir para o desenvolvimento do Brasil, por meio de obras de engenharia, destacando-se pela qualidade e excelência dos trabalhos executados. Devido à sua importância, a data não poderia passar em branco.
De acordo com a assessoria de comunicação, festividades estão sendo cuidadosamente preparadas para celebrar o aniversário. Conforme programado, na próxima quinta-feira, dia 7, a tropa do Batalhão Mauá participa de uma formatura comemorativa, em frente ao Palácio dos Ferroviários, a partir das 19 horas.
Na ocasião estarão presentes autoridade políticas, militares, servidores civis e um dos destaques da solenidade que é a participação dos integrantes do Grupamento B65, que foram os primeiros soldados incorporados na unidade.
A solenidade será presidida pelo comandante tenente coronel Guilherme Langaro Bernardes, oriundo do 1º Grupamento de Engenharia da Unidade Operacional do Nordeste em João Pessoa, Paraíba e que está à frente do Batalhão Mauá desde o mês de janeiro deste ano.

São várias as obras feitas pelo Batalhão, como a construção do sistema Ferroviário Nacional ligando à Capital Federal
Segundo ele, toda a população é convidada a prestigiar a solenidade comemorativa, considerada um marco na história de Araguari. No dia 8, está marcado para acontecer o lançamento do Selo Comemorativo alusivo aos 50 anos e idealizado pelos Correios e pelo Centro de Comunicação Social do Exército. O evento acontece às 10 horas no auditório do Batalhão. Posteriormente, os convidados seguem para um almoço de confraternização.
2º Batalhão Ferroviário
A unidade militar da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro, especializada na área de construção atua há mais de 76 anos na integração do território nacional. Criada em 29 de julho de 1938 pelo Decreto Presidencial nº 268 de 11 de fevereiro e instalada na cidade de Rio Negro (PR) identifica-se com o pioneirismo de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, seu ilustre patrono.
Locomotiva “Rio Negro”
O som do apito da locomotiva “Rio Negro” simboliza os pioneiros desta unidade de elite do Exército. Fabricado pela Vulcan Iron Works Builders dos Estados Unidos, representa a história do Batalhão Mauá. A locomotiva foi a primeira adquirida pelo Batalhão e chegou à sede da unidade em Rio Negro, estado do Paraná no dia 29 de julho de 1939, transportando civis e militares para a solenidade do 1º aniversário do Batalhão. O seu uso possibilitou a execução de longas jornadas de trabalho na construção do tronco principal da Sul e da EF- 050.
6 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Municípios mineiros perderão cerca de R$ 1,4 bilhão com isenção de Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil, aponta CNM qua, 19 de março de 2025
- Timóteo sedia Rota dos Tropeiros qua, 19 de março de 2025
- Brasil transforma indústria global de lítio ter, 18 de março de 2025
- Saúde investe contra dengue no Triângulo ter, 18 de março de 2025
- Coluna: Da Redação (18/03) ter, 18 de março de 2025
- Recadastramento: Agentes Comunitários de Saúde atuam no bairro Amorim e adjacentes ter, 18 de março de 2025
- Prefeitura amplia acesso a medicamentos para crianças neurodivergentes ter, 18 de março de 2025
- MG-414: obra de pavimentação é retomada para melhorar acesso e escoamento de produção ter, 18 de março de 2025
- Cuiabá goleia, e Figueirense vence pela primeira vez na fase ter, 18 de março de 2025
- No jogo da rodada, Esportes Central vence o B13 e o atual campeão fica no empate ter, 18 de março de 2025
> > Veja mais notícias...
Esta é uma data que merece ser comemorada. O Mauá mudou a vida da cidade. Mudou, inclusive, a minha. Servi nessa unidade por um ano e meio. Fui soldado e cabo. De certa forma, o Mauá acabou moldando o meu futuro profissional. Embora tenha saído do Exército alguns anos depois, até hoje aplico, no meu trabalho, o que aprendi na Seção de Fiscalização Administrativa do Mauá. Tive bons exemplos: Capitão Ribeiro, Sargentos Wagner e Evilásio, funcionários civis João Rosa e Benedito Troncha, recentemente falecido. Essas pessoas confiaram a um “menino” de 19 anos a conferência dos gastos com alimentação de várias subunidades do Batalhão localizadas em outras cidades. Com esse pessoal aprendi que é preciso ter cuidado redobrado para cuidar das coisas públicas.
Tenho boas lembranças de lá. Servi em 1982 (B-82) e conheci e conservei muitos amigos. Me lembro também do Sargento Evilásio que, salvo engano, é pai do então colega de farda na época Carlos Alberto. Saudades.
Servi no ano de 1986 B-86, tenho muitas saudades do tempo de caserna.
Saudades dos irmãos de farda , de pelotão, dos instrutores, dos dias de acampamento,
foi tudo muito bom.
Tempos que não voltam mais, mas são inesquecíveis.
Guardo recordações valiosas do tempo em que servi no exercito no segundo
batalhão ferroviário, servi em 1986( b-86), jamais esquecerei os amigos irmãos de
farda , de tudo tenho saudades.
Tenho muitas lembranças 1969 servi nessa epoca em Pires do Rio aprendi muito na quele tempo Sgt Barreiros, sgt Quint, sgt Antenor, sgt Nedilo ten Itamar ten ricardo Sgt Joel sempre lembrarei desses amigos, da companhia de avançamento C A E.
BOA NOITE, VAGNER TUDO BEM, TAMBÉM SERVI NO GRUPAMENTO B DE 1986, E MUITO BOM RELEMBRAR AQUELES TEMPOS, PARTE DE NOSSA FORMAÇÃO E NOSSO CARATER, SEM DUVIDAS FORAM GRANDES OS ENSINAMENTOS NOS PASSADOS NA CASERNA, VC MORA EM ARAGUARI – MG. ENTRE NO FACE.