Zona azul: aplicativo de celular e cartão inteligente estão entre as modalidades oferecidas
ter, 31 de janeiro de 2017 05:06Da Redação
Secretaria de Trânsito realizou testes do serviço oferecido pela empresa responsável na manhã de ontem
Mais um passo para a implantação da zona azul foi dado na manhã de ontem, 30, quando membros do governo e da secretaria de Trânsito e Transporte receberam no Palácio dos Ferroviários representantes da empresa que ganhou o direito de explorar o serviço.
Nesta etapa da licitação aconteceu a prova de conceito, em que foi testada cada uma das modalidades de pagamentos oferecidas pelo estacionamento. O valor previsto será de dois reais por hora.

Empresa apresentou sistema utilizado para gerenciar os estacionamentos
Segundo Luiz Antônio Lopes, titular do Trânsito, esta avaliação deve incluir ainda visitas em outras cidades onde a empresa opera. A implantação do estacionamento rotativo está prevista na região central, mas o secretário não descartou a possibilidade de estender o projeto às grandes avenidas da cidade.
O sistema foi projetado para que o usuário consiga ter facilidade no serviço, independente do perfil. É o que garante Sérgio Iran Soares, diretor de Relações Institucionais da Explora Parking.
Para o usuário que tem intimidade com tecnologia, existe a opção de fazer o pagamento através de um aplicativo de celular, onde ele irá digitar o número da vaga e o tempo que pretende permanecer ali.
Quem não costuma ter o hábito de utilizar os serviços digitais, poderá adquirir cartões com créditos, tanto nas lojas credenciadas como também junto aos funcionários da empresa, que deverão ficar próximos dos pontos de estacionamentos.
Ele pode ainda na primeira aquisição de créditos receber uma tag, que é um cartão inteligente, colocado no para brisa do veículo. O equipamento fará o débito do tempo correspondente que ele permaneceu na vaga. “Esse cartão inteligente funciona como se fosse um “sem parar”, sistema existente nas rodovias. Quando você estaciona, cada vaga tem um sensor que identifica o carro, quando ele estacionou e quando saiu. Com isso o valor referente ao período é calculado,” comentou Soares.
O tradicional parquímetro também faz parte das opções para validar o estacionamento. “Não precisa levar um papelzinho para colocar no carro. Então é conforto para a população, segurança na operação e agilidade no atendimento do cidadão,” ressaltou o diretor.
Durante a demonstração das modalidades, o secretário de Trânsito lembrou dos benefícios que a zona azul deve proporcionar, como a geração de emprego. “Hoje o cidadão perde mais tempo procurando uma vaga para estacionar do que usufruindo do serviço que deseja na região do Centro. Acreditamos que o valor é justo e ainda temos uma série de modalidades, que darão comodidade para o cidadão araguarino,” concluiu.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
