VOCÊ SABIA? Araguari teve um dos maiores lutadores de boxe do Brasil
sáb, 28 de agosto de 2021 12:01Luiz Muílla
Edmilson Tonácio marcou época como um dos maiores boxeadores da história do país. Foi muito importante na divulgação do nome de Araguari em todos os cantos do Brasil. Ele era carinhosamente conhecido como Rambo, pois tinha o cabelo grande, semelhante ao de Silvester Stalone, ator principal do filme Rambo.
Edmilson nasceu em Rifaina, interior do Estado de São Paulo, mas ainda criança veio morar em Araguari. A carreira de Edmilson Rambo como boxeador durou quase uma década, período suficiente para alcançar grandes feitos. Como amador, jamais perdeu uma luta. Foi campeão dos Jogos Abertos de São Paulo, campeão da Gazeta Esportiva (Forja dos Campeões), campeão dos campeões, campeão paulista e brasileiro.
Atuando como profissional e representando a cidade de Araguari, Edmilson realizou 26 lutas como peso pesado, ganhou 24 nos três primeiros rounds, venceu uma por pontos e perdeu apenas para Adilson Maguila Rodrigues, na disputa do título brasileiro, em 1991.
O encontro histórico aconteceu no Estádio Vasconcelos Montes, diante de 15 mil pessoas, o maior público pagante em um evento realizado no município. A TV Record fez a transmissão ao vivo para todo o país.
O “araguarino”, que pagou 24 mil dólares para desafiar o campeão nacional, foi perfeito nos primeiros rounds, porém, no quinto, empolgado pela vitória parcial por pontos, foi surpreendido com um golpe certeiro de Maguila, que jamais havia se apresentado em Minas Gerais.
No auge da sua carreira, Edmilson Tonácio figurou como primeiro colocado do ranking brasileiro, terceiro da América do Sul e 22º do mundo. Na época, Mike Tyson era o número 1. Edmilson, que chegou a pesar 100 quilos, abandonou as luvas na segunda metade da década de 90.
Além do boxe, ele foi jogador de basquete e handebol pela Praça de Esportes de Araguari. Atualmente, é empresário e professor de Muay Thai (boxe tailandês).
FOTO MAGUILA E EDMILSON
Adilson Maguila e Edmilson Tonácio fizeram um combate histórico em Araguari, há 30 anos
** Arquivo
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Esse menino morou na minha antiga rua aqui no centro, tinha uns Treze anos. Muitas famílias que trabalhavam na Cemig que ajudaram a construir a usina de Emborcação vieram para Araguari e muitas ficaram por aqui mesmo, ajudando a construir o progresso da nossa cidade. Ainda bem que ele ficou por aqui, para levar o nome de Araguari e nos representar.
Tenho A Honrra Em Dizer Q Trenei Muai Thay C Edmilson Tonacio… Mestre Dos Mestres 🤜🏼🤛🏼👊🏼👊🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Tenho muito orgulho e sou fã desse atleta!
Eu e meu sogro saímos de Brasília bem cedo e assistimos ao combate, voltando no dia seguinte, após almoço numa churracaria local recomendada por Ronan Acácio Jacó, filho daquela terra e magistrado no DF.