Sábado, 21 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

VLI e FAEC promovem “Café com Prosa”, etapa do projeto de implantação de um espaço museografico

sex, 17 de março de 2023 13:26

Da Redação

O “Estação Memórias” é baseado no princípio da construção coletiva da memória social

No dia 22, às 17h, no Palácio dos Ferroviários, VLI Logística como apoio da Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura promovem o “Café com Prosa”, uma etapa do projeto “Estação de Memórias”, que visa a implantação de um espaço museografico no Palácio dos Ferroviários. Esse espaço incorporará o atual museu ferroviário, acrescentando as vivências dos ferroviários e suas histórias.

Desde 2019, a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) realiza o “Estação de Memórias”, uma iniciativa da VLI Logística, que conta com o apoio das prefeituras e se destina ao registro, à valorização e à disseminação da memória ferroviária de diferentes localidades do país.

Tendo como base o princípio da construção coletiva da memória social, o projeto começa na pesquisa, na mobilização no território e no mapeamento de referências para a construção de exposições em estações de trem, grande parte delas desativadas. Com isso, colabora para a preservação dos patrimônios históricos, artísticos e documentais relacionados à implantação das ferrovias no Brasil.

O projeto “ Estação de Memórias” começou em 2019, na estação ferroviária de Bernardo Monteiro, em Contagem (MG). Em 2021, esteve nas cidades de Matozinhos (MG) e Cachoeira (BA). Em 2022, desembarcou nas paradas de trem de Três Rios (RJ), Campos Altos, Divinópolis e Uberaba (MG). E no fim deste mês, estará em Araguari.

Ontem, 16, a reportagem da Gazeta conversou com o vice-presidente da FAEC, Wederson Prado Machado, para saber como funciona o “Café com Prosa”. Segundo ele, é de uma dinâmica de grupo, guiada pela equipe da VLI. O evento é aberto ao público, especialmente antigos ferroviários”, disse.

Ainda de acordo com o vice-presidente da FAEC, a fundação pretende inaugurar a “Estação de Memórias”, em janeiro 2024.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: