Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Vistoria semestral de veículos que prestam serviços escolares acontece no mês de julho

qua, 5 de julho de 2017 05:09

Da Redação

Os motoristas que atuam no transporte escolar em Araguari, precisam estar atentos ao prazo para a vistoria de veículos referente ao 2º semestre de 2017. A vistoria acontecerá entre os dias 17 a 31 de julho, das 12h30 às 17h. Para isso, os profissionais que prestam o serviço devem comparecer à sede da secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Settrans) situada à praça Getúlio Vargas, 122.

Os profissionais que prestam o serviço devem comparecer à sede da secretaria de Trânsito

Os profissionais que prestam o serviço devem comparecer à sede da secretaria de Trânsito

 

De acordo com o secretário, Luiz Antônio Lopes, a iniciativa tende a garantir a segurança dos estudantes que utilizam o serviço e verificar as condições dos veículos conforme o Código Nacional de Trânsito. “Convocamos todos aqueles que fazem parte do Sistema de Transporte Escolar para que se apresentem na secretaria, pois, este é um importante procedimento e tem a finalidade de garantir a segurança daqueles que utilizam o transporte, além de evitar transtornos aos motoristas. Os pais também podem nos auxiliar e observar se os veículos atendem aos requisitos necessários de transporte,” disse.

Na ocasião, entre os itens verificados, estão o cinto de segurança para motorista e passageiros; extintor de incêndio; tacógrafo; faróis; condições dos pneus e as travas nas janelas que podem possuir abertura de até 15 cm. O veículo também deve conter o padrão de identificação de transporte escolar. Além disso, o motorista precisa apresentar seus documentos pessoais, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E, bem como, certificado de curso de transporte escolar.

Após a inspeção, será emitida e entregue a autorização para o transporte escolar em âmbito municipal. Segundo ressaltou o secretário, o não atendimento a convocação implicará em sanções previstas na legislação do Código Nacional de Trânsito, o qual determina a aplicação de multa e apreensão do veículo.

“Somente os motoristas credenciados com a permissão renovada e o carro devidamente vistoriado poderão prestar o serviço na cidade. Caso seja constatada alguma irregularidade, o responsável será notificado para fazer a readequação e posteriormente, deverá retornar em um dia agendado para que o veículo seja submetido à uma nova verificação”, ponderou o secretário.

O procedimento é obrigatório para quem trabalha no setor e não haverá prorrogação do prazo, como aconteceu no primeiro semestre quando cerca de 140 veículos foram submetidos à fiscalização. Para informar todos os profissionais, a secretaria pretende ainda fazer um trabalho de campo, com apoio das escolas municipais e particulares. Cartas de convocação também estão sendo enviadas aos profissionais cadastrados junto à pasta municipal. Outras informações podem ser esclarecidas através do telefone 3690-3270.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: