Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Víra-lata – Canil Municipal

qua, 14 de novembro de 2018 05:55

Cabeçalho---Coluna-Vira-lata

Canil Municipal

Atualmente, o Canil Municipal está sob a direção de Osmar Ribeiro Junior, que tem experiência na área, e o melhor, é uma pessoa sensível a causa animal e vem contribuindo para minimizar o número de animais abandonados na cidade. Osmar, conhecido como protetor dos animais, estima que em torno de dois mil animais encontram-se em situação de abandono em Araguari.

Animais abrigados

Aproximadamente 55 cães estão abrigados no Canil, sendo a maioria adultos. Dez, destes animais realizam tratamento médico após serem resgatados das ruas em situação de atropelamento e com suspeita de zoonoses. Tendo em vista que o Canil é um centro de zoonoses, não é recomendável que animais sadios sejam levados para o local, pois correm sérios riscos de contraírem alguma doença.

.

.

 

Castração

O projeto de esterilização teve início no mês de maio deste ano em local anexo ao Canil Municipal. Em torno de 40 animais são castrados todos os meses e devido à grande procura pelo serviço a agenda para 2018 está fechada.

Benefícios

Além de impossibilitar a procriação, a castração previne doenças e modifica o temperamento do animal, deixando-o mais tranquilo, reduzindo a agressividade. O recomendável é que a cirurgia seja feita no primeiro ano de vida, para as fêmeas, entre dois e quatro meses, quando o organismo ainda não sofreu as mudanças hormonais do primeiro cio.

Doação

Os animais sadios estão disponíveis para adoção, lembrando que todos eles estão castrados, sendo que os filhotes que são adotados saem do Canil com a castração marcada. O trabalho de esterilização é agendado, mas pode ser requerido por alguém que presencie matilhas em volta de uma cadela no cio. “Neste caso de captura realizamos a castração e depois devolvemos para o local onde solicitaram o nosso trabalho. A pessoa que solicitou a nossa presença fica responsável pelo animal até que ele realize os procedimentos”, explicou o diretor do Canil, Osmar Junior.

.

.

 

Vacinação antirrábica

Neste mês e em dezembro, o Canil está oferecendo gratuitamente a imunização contra a raiva todas as quartas e sextas-feiras, das 8 às 16h. O Canil está localizado na rua dos Carvalhos, continuação da rua dos Cedros, no bairro São Sebastião. Telefone para contato: 3690-3094.

Resgate

Na quinta-feira da semana passada, esta cadelinha foi encontrada após ter sido abandonada às margens da rodovia MG-223 sentido Tupaciguara. Ela foi acolhida enquanto a equipe do vereador Jander Patrocínio (PSB) se deslocava para realizar o resgate. A imagem dela foi divulgada em rede social e em menos de 24 horas foi possível conseguir uma família para adotá-la.

.

.

 

Gratidão

“Muito me alegra saber que existem pessoas que realmente amam os animais e dão a eles a oportunidade de uma vida melhor com alguns mimos e privilégios. Tanto o animal quanto os seus donos tem muito a ganhar com o amor que oferecerão um ao outro! Agradeço a Deus e aos nossos colaboradores por mais esta adoção responsável”, disse o vereador em rede social.

.

.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: