Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Víra-Lata – Alerta sobre envenenamento

ter, 25 de setembro de 2018 05:42

Cabeçalho---Coluna-Vira-lata

Alerta sobre envenenamento

Na última semana publiquei informações sobre o envenenamento de gatos no centro da cidade. O veterinário Eduardo Guimarães, que atendeu o animal, disse que os principais sintomas apresentados após o envenenamento são: vômito, diarreia e problemas neurológicos que causam tontura e salivação excessiva. Ele informa que o veneno mais comum utilizado neste tipo de crime são produtos para matar ratos como o famoso “chumbinho”.

O que fazer?

Os venenos causam hemorragias e danos no fígado e, por isso, o animal tem que ser encaminhado imediatamente ao atendimento veterinário porque ele corre sérios riscos de morrer pouco tempo depois do envenenamento. O número de óbitos é expressivo, em aproximadamente 80% dos casos os animais não resistem. Sobre a quantidade de atendimentos realizados o veterinário afirma que “o número é alto em comparação com outros locais, outras regiões e outros países. De 10 animais envenenados 7 são gatos, os quais tem mais acessos a vários locais e, por isso, correm mais riscos. Outro caso comum são animais bravos que se tornam vítimas de criminosos que querem roubar a residência”.

.

.

 

Todo folgado

Para amenizar o assunto de hoje trago a imagem do Zeus, este boxer super fofo. Segundo a vovó Amália, a imagem foi capturada quando ele havia terminado de comer melancia. Mas daí me surgiu a dúvida, será que melancia faz bem para os animais?

.

.

 

E aí doutor?

Questionei ao veterinário Eduardo Guimarães acerca das frutas que podem ser ingeridas pelos cães. A melancia é permitida, pois é um diurético natural, no entanto, deve ser consumida pelos pets em pouca quantidade e não frequentemente. “A melancia deixa o animal saciado e pode ser que depois ele perca o apetite, sendo assim ele pode perder peso”, alertou.

Frutas recomendadas  

“As frutas ácidas não são recomendadas, e sim frutas que tenham o pH mais neutro, básico, como o mamão e a maçã que melhoram o funcionamento do intestino, pois são ricas em fibra. Abacate, banana prata e mamão também ajudam, mas não podem ser ingeridas em excesso, senão causam diarreia. Deve-se evitar laranja e tangerina”, informou o veterinário Eduardo Guimarães.

.

.

 

Família do Benji

Conheci o Benji através do Rogério, cujo sonho era de que o seu filho peludo fosse pai. Anos atrás, o Benji chegou a visitar a minha casa para conhecer minha Lilica, que não se encantou com o “rapaz”, além disso eu não permiti a união amorosa. Recentemente, descobri que o Rogério realizou o sonho e agora é vovô de quatro criaturas lindas: o Hulk, Sansão, Nina e Pretinho. Que Deus os proteja e eles recebam lares que os amem assim como o Benji é amado pelo Rogério, pela sua esposa Mariane e pela filha do casal, a Maria Vitória.

.

.

 

.

.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: