Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vira-lata – Lobo Guará

ter, 26 de junho de 2018 05:52

Cabeçalho---Coluna-Vira-lata

Lobo Guará

Na coluna de hoje vamos dar destaque ao lobo guará, que possui parentesco com os cães domésticos e também com os lobos selvagens. No último domingo, a equipe da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, composta pelo sargento Guimarães e soldado Mendes, esteve na BR-365 para promover o resgate de um lobo guará, que foi atropelado e apresentava fratura exposta nas duas patas traseiras. O animal, que estava bastante agitado devido aos ferimentos, foi imobilizado e transportado para a Polícia Militar Ambiental, onde ficou sob os cuidados do cabo Silvan, que viabilizou o encaminhamento do bicho para o Hospital Veterinário da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

.

.

 

.

.

Habitat

Geralmente é um animal que pode ser observado no fim do dia, preferindo campos abertos, com vegetação de arbustos e áreas de bosque. É uma espécie que não apresenta grandes riscos ao homem, só ataca quando se sente ameaçado.

.

.

 

Reprodução

Diferente de outros lobos ele não vive em alcateia, mas durante o período de reprodução fica ao lado da companheira. A reprodução acontece uma vez ao ano sendo que o período médio da gestação é de 65 dias. Quando pequenos eles possuem uma pelagem preta, exceto na ponta da cauda, que os pelos são brancos. Pesam entre 340 e 410 gramas, até atingirem um ano de idade, quando são considerados adultos; antes disso, são cuidados pela fêmea, que não sai da toca e o macho os alimenta nesse período.

Alimentação

O lobo guará se alimenta de pequenos mamíferos, roedores, aves e frutos. A lobeira (Solanumlycocarpum) é uma planta essencial, que serve como defesa contra verme que ataca os rins e pode levar a morte dos animais.

Extinção

No Brasil, o lobo guará é considerado uma espécie que está ameaçada de extinção. Com o desmatamento e destruição do meio ambiente, esse animal perde seu habitat natural. Infelizmente, quando sai à procura de um novo lugar para viver e se alimentar corre o risco de ser atropelado ou caçado.

Rifa do Estopa

Não poderíamos deixar de mencionar um vira-lata na edição de hoje. Então, vamos falar do Estopa, que foi atropelado na avenida Minas Gerais não sendo socorrido pelo motorista. Victor Naves fez o resgate do animal, que fraturou a pata e precisou ser encaminhado com urgência ao atendimento veterinário. Interessados em ajudar no pagamento do tratamento podem colaborar participando de uma rifa no valor de 10 reais. O prêmio é uma bicicleta infantil.  Local para ter acesso a rifa: empresa de comunicação, NeoSign, localizada na avenida Minas Gerais, 2625. (Próximo ao supermercado MG).

.

.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: