Quarta-feira, 18 de Março de 2026 Fazer o Login

Vereadores pedem informações sobre combate à dengue em Araguari

qui, 11 de junho de 2015 08:02

Da Redação

Em sessão da Câmara, representantes do departamento de Epidemiologia e Controle de Zoonoses prestam esclarecimentos

Com a chegada do frio, a dengue começa a dar trégua. Mesmo assim, a população ainda deve continuar alerta. O número de casos que assolaram o Brasil nos últimos meses espantou e Araguari não ficou de fora desse cenário. De janeiro a maio, foram 2.448 notificações e 2.345 casos positivos para a doença.

O coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi usou a Tribuna da Câmara para falar sobre a atual situação da dengue em Araguari

O coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi usou a Tribuna da Câmara para falar sobre a atual situação da dengue em Araguari

 

Nesse sentido, os vereadores pediram esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas no município para conter o avanço da doença. Na sessão da Câmara desta terça-feira, 9, estiveram presentes a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Lucia Hirono, e o coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi.

Além das ações de rotina, como as visitas domiciliares, no final de abril e durante o mês de maio a secretaria de Saúde promoveu mutirões de limpeza nos bairros que tiveram os maiores índices de infestação da dengue e de casos notificados. No mês passado, depois de algumas tentativas, o município conseguiu que a secretaria estadual de Saúde enviasse o carro-fumacê para reforçar o combate realizado pelos agentes de bomba costal. O núcleo de Educação e Saúde intensificou as atividades de conscientização.

“Esse ano choveu bastante em um espaço de tempo com muito calor. Isso propiciou a propagação do Aedes. Realmente também temos que levar em conta a falta de cuidado dos moradores, mas esse ano foi atípico no Brasil inteiro e na cidade,” avaliou Colenghi.

Ao todo, o departamento de Zoonoses possui 103 funcionários na ativa. Destes, 53 são agentes de visita. Os demais são responsáveis por visitas em ferros velhos, supervisores ou trabalham nas equipes de bomba costal.

Outra medida importante foi a contratação emergencial de 18 agentes para visitas domiciliares. A princípio, segundo Colenghi, como não havia tempo para a realização de treinamento, era necessário ter experiência. Por isso, das 30 vagas disponíveis nem todas foram preenchidas.“Mesmo com a dengue diminuindo, temos o problema de cobertura da cidade. Então vamos aproveitar o contingente para reforçar o trabalho de campo, fazendo o máximo de visitas possível enquanto eles estiverem cumprindo o contrato,” disse.

O Controle de Zoonoses também pretende intensificar o trabalho educativo com as crianças. “É mais fácil implementar ações para o público infantil do que para adultos, que tem certos vícios. Vamos reforçar isso principalmente agora, no período de seca,” concluiu o coordenador.

FUMACÊ

O carro-fumacê, que inicialmente ficaria no município até a primeira semana do mês, teve sua estadia prolongada até o dia 26 e deve percorrer os bairros Santa Helena, Brasília, Maria Eugênia, Rosário, Santiago e outros que apresentarem casos confirmados. “A secretária Lucélia Rodrigues, através de gestão, conseguiu mantê-lo por mais tempo no município para continuar o combate,” explicou o coordenador.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: