Vereador solicita ampliação de vagas para abrigar animais no Canil Municipal
qua, 18 de outubro de 2017 05:42por Tatiana Oliveira
Local atende menos de 2% dos animais de rua da cidade
O vereador Jander Souza Patrocinio (PSB) apresentou um requerimento ontem, 17, em plenário solicitando a ampliação do Canil Municipal. Segundo ele, hoje o local pode abrigar, por lei, 60 animais de rua e na cidade são registrados aproximadamente 4 mil indivíduos nessa situação. Isso equivale ao atendimento de 1,5% dos animais que não possuem um lar.

Canil Municipal está lotado
No requerimento o edil pede que a capacidade aumente em ao menos 20 vagas. “Devido ao espaço reduzido, são poucos os animais que resgatamos e eles não são devolvidos para as ruas; saem dali apenas em casos de adoção”, conta Patrocínio.
O Canil atual funciona como zoonose. O vereador explica, ainda, que o Canil Municipal hoje abriga tanto animais sadios quanto não sadios, o que aumenta o risco de infecção entre eles.
Novo Canil
A partir do ano que vem Araguari pode ter mais um canil, dessa vez para animais sadios. O vereador Jander Patrocinio conseguiu junto ao deputado estadual Sergio Lucio de Almeida (PSB) uma verba de R$ 500 mil para a construção do novo espaço. “Espero que em janeiro comecemos a obra”, especula.
O novo canil deve abrigar 100 animais. Patrocínio conta que o local irá funcionar como abrigo temporário e não permanente. “Esses animais de rua serão castrados, vacinados e retornarão para o local onde estavam, até que atinjamos todos os animais de Araguari”.
Ao contrário do canil atual, o novo espaço será voltado a animais sadios. Mesmo com a construção do novo canil, o atual continuará em funcionamento. “O trabalho do novo Canil não irá excluir o atual, os dois irão trabalhar simultaneamente, cada um em sua especialidade”, explica o vereador.
Castração
O edil possui um projeto para castração de 500 animais da cidade. Segundo ele, em dez dias, em parceria com uma clínica veterinária, os trabalhos podem ter início e os animais começam a ser esterilizados. “Consegui uma verba de R$ 50 mil e esse valor está nos cofres públicos. Falta apenas a questão burocrática ser concluída para liberar”, disse.
Segundo especialistas, uma cadela pode originar, direta ou indiretamente, 67 mil cães em um período de seis anos. O procedimento de esterilização reduz a chance de tumores, infecção no útero etc.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Caro articulista. Por favor cite o nome desse especialista em reprodução canina, pois provavelmente está muito desinformado. Impossível uma única cadela, na vida útil 06 (seis) anos, produzir 67.000 filhotes. Pois geralmente são duas ou tres crias anuais, e assim entendido, teríamos em média 25 filhotes anuais (e no exemplo dado, 06 anos, resultariam em 150 filhotes).