Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Vereador reivindica Hospital do Câncer em Araguari

sáb, 25 de novembro de 2017 05:42

por Carolina Rodrigues

Mais de 700 pacientes realizam tratamentos em outros municípios

O Hospital do Câncer em Uberlândia é referência de tratamento no interior de Minas Gerais, possibilitando atendimentos gratuitos aos pacientes da cidade e de mais de 80 municípios da região. Atualmente, cerca de 7.500 pessoas são atendidas.

Araguari é uma das cidades que recorre ao hospital, devido à falta de um local especializado. Um senhor de 80 anos, que prefere não se identificar, descobriu um câncer de próstata incipiente e teve que fazer o tratamento no hospital da cidade vizinha. “Fui a Uberlândia todos os dias, durante mais de um mês, para fazer radioterapia. Foi muito desgastante. Hoje, estou curado, mas tenho que ir lá com certa frequência, devido ao problema ser recente”.

Vereador Giulliano Rodrigues fez ofício requerendo construção ao governo federal

Vereador Giulliano Rodrigues fez ofício requerendo construção ao governo federal

 

Assim como o aposentado, outros enfermos também recorrem aos hospitais em Uberaba, Patos de Minas, Juiz de Fora, Belo Horizonte, entre outras cidades mineiras. E até de outros estados como Barretos (SP), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Esse é um dos problemas destacados pelo vereador Giulliano Souza Rodrigues (PTC). O edil deu início a um requerimento ao governo federal, solicitando que Araguari receba um Hospital do Câncer. Ele afirma que existe uma verba destinada à construção desses hospitais e algumas cidades serão contempladas. “Então, pedi a intervenção de deputados federais para que Araguari seja uma dessas cidades”.

O vereador está reunindo materiais e dados que comprovem e justifiquem a necessidade de um atendimento especializado no município. “Pedi um levantamento para saber quantas pessoas fazem tratamento fora de Araguari, para mostrar a necessidade que nós temos”, afirma.

Em ofício direcionado ao vereador no dia 20 de novembro, a coordenadora do setor de Tratamento Fora de Domicílio ressaltou que o departamento possui 718 pacientes cadastrados. O setor é um instrumento legal do Ministério da Saúde, voltado a garantir, por meio do Sistema Único de Saúde, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem.

Desta forma, o vereador vem trabalhando com o auxílio do deputado federal Caio Narcio (PSDB). “Agora, aguardamos uma resposta, porque é um recurso federal que irá manter o hospital, mas estou confiante porque, além dos pacientes, um HC aqui seria fonte de empregos e até economia para a secretaria de Saúde, visto que não haveria despesas com transporte e alimentação”, finaliza.

 

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    A Idea é muito boa para desafogar Uberlândia e ajudar outros municípios menores. Tem um probleminha, se for construir um prédio não deixe acontecer o mesmo do hospital municipal. Tem que ser um prédio de verdade com uns dois ou três pavimentos. Com tudo que exige um hospital. Vamos pensar grande que nem a vizinha. Sabem porque os asfaltos do Brasil são ruins, porque os deputados não liberam grandes quantias para que se faça igual dos EUA.

  2. BRUCUTU SINCERO disse:

    Não concordo com a construção do hospital do câncer em Araguari,seria mais apropriado requerer recursos para prestar assistência as pessoas que precisam de tratamento em Uberlandia (transportes especializados acompanhamento de urgência,E psicológico)são apenas 28 km de distância com pista dupla,O hospital do câncer em Araguari no momento seria apenas para ter oportunidade para a corrupção,sabendo que todas as obras feitas em Araguari se tornam criadouro de morcegos,ratos e mosquitos da dengue,E local para usuários de DROGAS ex. Ginásio poliesportivo que já foi arrecadado 2 milhões de reais para a reformas e está virando um elefante branco ASSINADO BRUCUTU SINCERO

Deixe seu comentário: