Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Vereador denuncia irregularidades do “Minha Casa Minha Vida” na Polícia Federal

sáb, 16 de janeiro de 2016 08:01

Da Redação

Depois de apurar a denúncia de que uma servidora da secretaria de Trabalho e Ação Social estaria cometendo fraudes em dados ligados ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”, inclusive para beneficiar familiares, o vereador Dhiosney de Andrade (PTC) reuniu documentos e formalizou o pedido de investigação em diversos órgãos no final da semana.

O material foi entregue à Polícia Federal e protocolado no Ministério Público Federal em Uberlândia, no Ministério Público de Polícia Civil em Araguari, e enviado também para o Ministério das Cidades, em Brasília.

O relatório apresentado pelo vereador mostra que a nora da funcionária foi sorteada no residencial Bella Suíça

O relatório apresentado pelo vereador mostra que a nora da funcionária foi sorteada no residencial Bella Suíça

 

As suspeitas começaram no dia 29 de dezembro, quando o vereador afirma ter recebido um telefonema anônimo denunciando uma suposta troca de moradias, o que é proibido pelo programa habitacional. Junto com a secretária de Planejamento, Orçamento e Habitação, Eliane Gussoni, ele disse ter verificado que a beneficiária de uma residência no Portal dos Ipês não estava morando ali, e sim, no bairro Maria Eugênia, em uma casa sem estrutura.

A residência no Portal dos Ipês, em nome desta senhora, estaria sendo utilizada pelo filho da servidora investigada. Em contrapartida, uma casa no Bella Suíça sorteada e entregue para a nora da servidora, era ocupada pela filha da senhora, que continuava a morar no bairro Maria Eugênia.

Encarregada da análise dos casos de vulnerabilidade social e participante da Casa dos Conselhos como membro da Comissão de Habitação, a funcionária suspeita de ter cometido as irregularidades trabalha diretamente com o acesso aos dados do CAD Único, espécie de ficha com vastas informações sobre os candidatos a benefícios do governo federal.

O relatório apresentado pelo vereador mostra que a nora da funcionária foi sorteada no residencial Bella Suíça no dia 22 de dezembro de 2012 e casou-se com o filho dela no dia 12 de março do ano seguinte.

Em 2014, foram realizadas várias alterações no CAD Único da nora, como alteração de composição familiar, renda, entre outros. Além disso, todo o processo foi feito apenas no nome da jovem, mesmo estando casada. O filho da funcionária, atualmente, possui um Cadastro Único separado. “Para fazer essas alterações, são necessárias visitas para comprovar se as informações procedem,” completou o vereador.

Para ele, a situação evidencia problemas como a troca das casas, omissão da secretaria de Ação Social no acompanhamento dos casos de vulnerabilidade e indícios de favorecimento através de alterações no CAD Único. “A Ação Social tem o dever de fazer o acompanhamento adequado das pessoas que querem realizar o sonho da casa própria. É inaceitável uma servidora concordar e mover esforços para o filho estar numa casa que era destinada a uma pessoa vulnerável socialmente,” disse o vereador.

Foi aberto um processo administrativo na prefeitura e a comissão responsável irá analisar o afastamento da servidora. Após as denúncias, a secretaria de Planejamento tomou a iniciativa de montar uma tenda nos residenciais para averiguar irregularidades.

“Meu trabalho é averiguar, investigar e denunciar, mas muitas vezes as pessoas acreditam que estamos punindo. Este é um papel que não me cabe, nem a mim e nem aos meus colegas vereadores,” concluiu o edil, que aguarda resposta dos órgãos para onde a denúncia foi encaminhada.

14 Comentários

  1. Beatriz disse:

    Tantas denuncias de pessoas que estão recebendo os imoveis e alugando ou vendendo para outros.Isso tem que ser levado a sério. Aqueles que realmente precisam devem ser beneficiados e estes que estão manipulando o sistema devem ser punidos. Tem o meu respeito o vereador, espero que continue o seu trabalho e que as irregularidades sejam denotadas a população. Mas a minha dúvida é a seguinte será que na administração anterior isso não ocorria? As investigações deveriam retroceder também alguns anos anteriores para saber quando deu origem esse tipo de conduta.

  2. Kedila da silva disse:

    Acho isso um abisordo si estao pagando e porque nao foi di graca si pagam a casa. Elas sao das pessoas e nao da prefeitura. Agora si fosse di graca. O orgao publico podia ate interferi. Eu penso asim. Ai vai la toma a casa e um qui um proprietario pagou vcs vereador
    vai repor e outra num foi distribuida nao foi sorteio.
    Sou totalmente contra isso. Quem precisa realmente nem teve o trabalho di ir la e fazer cadastro pra participa di programa. Agora vem com isso. Respeito muito o sr vereador mais acho. Isso um abisurto tem pessoas qui deixa di comer pra paga suas moradias. Eu penso si as pessoas pagam vcs num tem direito nenhum di toma ou fica envesticando. Si estao pagando acho qui tem o direito di fazer um qui quizer com a casa

  3. Michele disse:

    Eu sei o tanto que eu sofri ao receber uma ligação da sede da secretaria de planejamento dizendo que eu não tinha direito a casa que fui sorteada. Segundo eles eu não me enquadrava nos parâmetros do programa. Poxa vida!!! Sou mãe de três crianças, moro de aluguel, sem marido pra ajudar, trabalho pra manter a casa sozinha. Lutei, implorei pedi pelo amor de Deus e nada foi o suficiente. Agora vejo porque não me atenderam, tinham suas próprias famílias pra beneficiarem, arrancando quem por direito as possuía. Fui sorteada mas a mim foi negadda a alegria de tomar posse da minha casa, da minha vida.

  4. Marcio Artur Leal disse:

    Isso não é novidade em Araguari, isto ja vem acontecendo à alguns anos e em outras gestões devem ter acontecido mesmo,
    significa que não tem fiscalização, e quando resolvem fazer alguma fiscalização, fazem injusticça c/ as pessoas, tirando o benefício de quem realmente necessita e dando p/ pessoas que até ja tem casas. Quantas pessoas se apropriaram deste progarama sem precisar. É uma vergonha nacional !!!

  5. Rogério Batista Ribeiro disse:

    Pode investigar que tem muito mais sujeira embaixo desse tapete isso è so uma pontinha dessa grande miada, peça para o dignissimo vereador dar um as voltas nós bairros, Portal de fatima cannãa,, etc. e ouvir alguns moradores, vão saber de historias dignas de um sexta feira 13. valeu vereador.

  6. Lúcia disse:

    E além desses problemas, tem ainda de pessoas que usam as moradias como ponto de comércio, ou seja, se precisassem mesmo da casa não teriam condições de montar um comércio, e ainda, são irregulares e vao contra a lei, que diz que a função é somente moradia.

  7. Mariana Silva disse:

    Desejo que realmente investiguem e,e reverta estas injustiças. Pois quem precisa de moradia,tem crianças,idosos,deficientes, são assalariados é quem deve morar nestas casas! Vejo relatos de pessoas que tem terras, e casas em outras cidades,vem para a cidade para votarem em determinado candidato,e tem a regalia de ser “sorteado”. Isto também sem falar em funcionários da prefeitura que reservam casas para seus parentes.Esta mulher da reportagem é apenas a ponta do iceberg da corrupção das casas populares. Tudo isto é construido para populações de baixa renda com nosso dinheiro,nós que financiamos isto,é imoral e ilegal cidadãos usarem a casa para ganhar dinheiro revendendo,ou aumentando seus bens,às custas da exclusão e dificuldades financeiras de quem realmente precisa. Parabéns vereador,vá em frente.Divulguem o n° do processo para sempre verificar as evoluções,e possíveis penalidades aos envolvidos neste crime público.Corruptos,não são diferentes dos que roubam nas esferas maiores da nação. São ladrões de sonhos de pessoas indefesas,humildes…

  8. Hosanan Caetano da Silva disse:

    Todo apoio ao nobre vereador que, acredito, esteja apenas cumprindo o seu dever.

  9. Kedila da silva disse:

    Nao tinha entendido a denucia lendo varias vezes entendi um qui a aconteceu.ai sim to afavor do vereador. Mais isso ai e injustica com a populacao tenho visitado varios estados qui tem esse programa minha casa minha vida mais enves das pessoas pagarem ganhao as suas casas e depois. Eles fazem um qui quizer com suas moradias. Eu entendo qui tem qui punir essa cidadan. Mais as outras pessoas qui ja tem cinco ano qui paga e muita enjustica. Acho qui agora qui resolveram envestica tinha qui ter feito isso no comeco nao agora. Hora nenhum estou dizendo qui o sr vereador ta erado. Mais acho qui comecou um pouco tarde ne.

  10. Junin Daiana. disse:

    Infelismente..tem sim muitas coisas a sem esclarecidas..eu por ex.fui sorteado no programa da vulnabilidade..a acistente social foram na minha casa tiraram fotos .viram como eu moro etc..pegaram assinaturas de vizinhos como testemunhas..fizeram minha pasta mandaram para .CEF.passaram-se 3 meses me chamaram na secretaria de planejamento..para eu regularizar documentos pendentes da minha amazia..que na epoca estava gravida de 5 meses.fiz tudo o que que eles pediram. .regulazirei todos os documentos e entreguei para o ..secretario da epoca wilson .o mesmo me falo.agora vc. aguarda aguarda que agente entra encontato..obs.minha pasta era desiguinado para o residencial bella suiça lll.deu tudo certo o banco aprovou minha pasta..mais a secretaria de planejamento ñ..me colocaram como reserva..sendo o numero 111.e os mesmo da secretaria.me enduziram a dazerem um outro cadastro para um novo loteamento Jerusalém. ..fiquei triste com raiva desapontado..ainda eu perguntei para uma secretaria que ń me lembro o nome ..agora vcs. Iram rasga minha pasta..ela disse ñ ñ iremos arquivar tudo..ficara bem guardado..passarance algus dia .voltei e perguntei sobre minha pasta…eles não ancontraram nem no cadastro nem no computador em fim ..ond foi parar meu processo que a Cef..Aprovou..ond.

  11. Junin Daiana. disse:

    Infelismente..tem sim muitas coisas a sem esclarecidas..eu por ex.fui sorteado no programa da vulnabilidade..a acistente social foram na minha casa tiraram fotos .viram como eu moro etc..pegaram assinaturas de vizinhos como testemunhas..fizeram minha pasta mandaram para .CEF.passaram-se 3 meses me chamaram na secretaria de planejamento..para eu regularizar documentos pendentes da minha amazia..que na epoca estava gravida de 5 meses.fiz tudo o que que eles pediram. .regulazirei todos os documentos e entreguei para o ..secretario da epoca wilson .o mesmo me falo.agora vc. aguarda aguarda que agente entra encontato..obs.minha pasta era desiguinado para o residencial bella suiça lll.deu tudo certo o banco aprovou minha pasta..mais a secretaria de planejamento ñ..me colocaram como reserva..sendo o numero 111.e os mesmo da secretaria.me enduziram a dazerem um outro cadastro para um novo loteamento Jerusalém. ..fiquei triste com raiva desapontado..ainda eu perguntei para uma secretaria que ń me lembro o nome ..agora vcs. Iram rasga minha pasta..ela disse ñ ñ iremos arquivar tudo..ficara bem guardado..passarance algus dia .voltei e perguntei sobre minha pasta…eles não ancontraram nem no cadastro nem no computador em fim ..ond foi parar meu processo que a Cef..Aprovou..ond.foi parar meus documentos…o que sera que aconteceu..eu ainda tenho fé..pago aluguel de 300.00 luz agua.

  12. Ale Souza disse:

    Infelizmente essa investigação começou só agora, mas devia investigar desde o início e verificar tantas famílias de ex vereadores que ganharam estas casas.

  13. tarley miguel alves pires disse:

    vao esperar ano politico para resoluver e solucionar essa investigaçao.

  14. Tarley Miguel Alves pires disse:

    Por gentileza peço lhes que retire o nome tarley Miguel Alves pires do Google por gerar danos morais caso não seja retirado será notificado mediante a justiça com multa diária!

Deixe seu comentário: