Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Vagas de estacionamento exclusivo para a melhor idade são disponibilizadas nesta semana

qui, 3 de julho de 2014 00:54

Por meio do departamento de Educação da SETTRANS, idosos
vão às ruas para reivindicar seus direitos previstos em lei

MEL SOARES – No intuito de atender as exigências previstas em lei de 5% das vagas de estacionamentos para idosos e 2% aos deficientes, a secretaria de Trânsito e Transporte está promovendo gradativamente as pinturas estratigráficas e a colocação de placas em ruas da cidade, principalmente, no centro.

A partir de hoje, em torno de quatro vagas estão disponíveis na avenida Tiradentes e ruas Rodolfo Paixão e Uberaba.

Em entrevista, uma das problemáticas abordadas por Nádia Sudário, assessora especial da SETTRANS e  Jacqueline Mendes, coordenadora do departamento de Educação para o Trânsito, foi em relação à falta de respeito de alguns motoristas, que mesmo sem permissão, utilizam o espaço.

Equipe do departamento de educação para o trânsito com o casal Onofre de Castro Ferreira e Maria José de Castro Ferreira

Equipe do departamento de educação para o trânsito com o casal Onofre de Castro Ferreira e Maria José de Castro Ferreira

Por esta razão, a equipe de Educação para o Trânsito foi às ruas na manhã desta quarta-feira, 2, juntamente com Maria José de Castro Ferreira de 74 anos e seu marido, Onofre de Castro Ferreira de 88 anos, que protagonizaram blitz, a fim de conscientizar os condutores sobre as regras de circulação, que devem ser obedecidas.

De acordo com o casal, o cenário de desrespeito para com os idosos tem sido recorrente. “Vivemos isto quase todos os dias. Precisamos destes locais para estacionar, e mesmo sendo direito nosso, nos deparamos com pessoas que não tem consciência disso, e sem precisar utilizam estas vagas”, disseram.

Conforme ressaltado por Jacqueline Mendes, respeitar o idoso, dar preferência a eles no transporte coletivo, auxiliá-los na travessia das vias, são alguns exemplos que devem ser seguidos todos os dias, e também foram destacados durante a blitz.

“A falta de respeito com os direitos do idoso também é uma forma de violência. Por isso, além de conscientizar, nosso objetivo é sensibilizar a população para que os direitos sejam verdadeiramente cumpridos”, destacou a coordenadora.

Conforme informações do servidor público, José Maximino dos Santos, o número de acidentes que resulta em vítimas idosas tem aumentado consideravelmente. “Mais do que receber as orientações é preciso agir. Por isso, tanto condutores de carros, quanto de motocicletas precisam saber sobre a importância da sua postura, que por meio de maneiras simples podem evitar a grande maioria dos transtornos no trânsito”, alertou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: