Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Vacinação pode avançar para pessoas entre 55 e 59 anos nos próximos dias

qui, 6 de maio de 2021 10:33

Da Redação

A vacinação contra Covid-19 começou ontem, 5, para idosos com mais de 60 anos de idade em Araguari. A prefeitura recebeu o público pelo sistema ‘drive thru’ em sua estrutura no Aeroporto Municipal.

Foram aplicadas centenas de primeiras de doses da vacina AstraZeneca entre o horário das 8h e as 17h. O processo de imunização estava em ritmo lento, mas pôde prosseguir após a entrega de uma remessa com mais de três mil vacinas. De acordo com a administração, o movimento foi maior na parte da manhã, com menor fluxo no restante do dia.

Após vacinação em ‘drive thru’, hoje, 6, imunização segue para pedestres com duas grandes tendas para acomodar o público

Hoje, 6, a vacinação acontece no mesmo horário (8h às 17h) no aeroporto. As senhas começam a ser entregues às 6h e são destinadas aos pedestres. A gestão conta com duas grandes tendas no local para acomodar todas as pessoas. “Hoje, 6, a imunização será para os idosos com mais de 60 anos e a pé. Vamos começar a colocar as pessoas para dentro [do aeroporto] um pouco mais cedo para evitarmos aglomerações do lado de fora”, disse o secretário de Gabinete, Flávio Soares, à Gazeta.

Ainda, hoje, 6, a gestão espera buscar em Uberlândia mais uma remessa de vacinas que contém cerca de 4.400 doses. Essas vacinas já não seriam destinadas para populações idosas, mas para comorbidades, como a obesidade mórbida (grupo de risco), puérperas e gestantes de alto risco. Ainda, as próximas idades contempladas devem ficar entre 55 e 59 anos de idade, respeitando os grupos de risco. “Essa vacinação não há data definida para começar, vamos buscar as doses, provavelmente hoje, e vamos então determinar as próximas ações”, concluiu o secretário.

 

ONDA AMARELA

Apesar de Araguari estar classificada na Onda Amarela do programa estadual Minas Consciente, a cidade seguia algumas restrições adotadas pelo Poder Público municipal, que proibiam a venda de bebidas alcóolicas e o funcionamento de estabelecimentos após as 22h em fins de semana e feriados, além de ter mantido a lotação máxima de 30 pessoas (limitação alusiva à Onda Vermelha).

Entretanto, a partir desta quarta-feira, 5, o município segue estritamente as restrições da Onda Amarela (regras estaduais), ou seja, as mesmas que já adotava, porém, retirando as limitações municipais de venda de bebidas alcóolicas e do funcionamento de estabelecimentos após as 22h em fins de semana e feriados, bem como aumentando a lotação máxima de espaços para 100 pessoas (conforme prevê a Onda Amarela), respeitando o tamanho de cada local.

As demais normas sanitárias, como o distanciamento, número limitado de pessoas no interior de lojas e em outros espaços, uso de equipamentos de proteção e de máscaras e álcool em gel para funcionários e clientes estão mantidas.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 5.

Araguari já soma 11.992 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.604 pacientes em monitoramento, sendo 1.241 confirmados e 1.363 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 16 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 27 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo sete no Santo Antônio, dois na UPA, 13 no Hospital de Campanha e quatro no São Sebastião. Ainda, foram computados 344 óbitos confirmados para a doença, mas nenhum nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira, 5.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Pressão alta tem demais devido ao grande consumo de sal. As pessoas viveriam mais se não comessem tanto sal e olha que ele tem lugar de destaque na nossa mesa. O sal é um assassino frio que age lentamente. Pior que já morreram tantas pessoas de covid devido a comorbidades e algumas pessoas que não tinham nada também.

Deixe seu comentário: