Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Vacinação: pessoas com 50 anos ou mais podem tomar quarta dose

ter, 7 de junho de 2022 08:03

Da Redação

A segunda dose de reforço está liberada em todos as unidades de saúde da cidade

No sábado, 4, o Ministério da Saúde publicou duas notas técnicas que expandem a aplicação da segunda dose de reforço para pessoas a partir dos 50 anos de idade e profissionais da área da saúde.

Na última quinta-feira, 2, essa medida havia sido anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sendo oficializada dois dias depois. De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é válida para as pessoas que tomaram a primeira dose de reforço há no mínimo quatro meses.

O Ministério da Saúde também informou que as notas técnicas levam em consideração a necessidade de intensificar a vacinação nessa faixa de idade e para profissionais que trabalham na linha de frente de serviços de saúde, assim ficando mais expostos ao vírus da Covid-19.

É importante mencionar, que as vacinas Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser aplicadas, independentemente da dose ministrada anteriormente, pois a combinação de vacinas diferentes para a dose de reforço tem se mostrado eficiente para expandir a imunização.

“Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz”, disse a pasta da Saúde.

“Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço”, salientou o comunicado.

O Ministério da Saúde solicitou que estados e municípios sigam as recomendações da pasta para a campanha nacional de vacinação contra a covid-19. Conforme o ministério, a distribuição das doses é realizada de maneira justa e proporcional em todo o país, segundo com a necessidade de cada unidade federativa.

Ontem, 6, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a secretária de Saúde de Araguari, Soraya Ribeiro, para saber como está a aplicação da segunda dose de reforço no município. “A segunda dose de reforço contra o Covid-19, está liberada em todas as unidades de saúde, para pessoas na faixa etária acima de 50 anos. Quem teve a doença recentemente precisa esperar 30 dias, após o resultado do RT-PCR para receber a vacina”, destacou Soraya.

A Secretaria de Saúde também esclareceu que a procura pela vacina por crianças e adolescentes continua baixa e que a imunização é de suma importância para evitar casos graves da doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: