Sábado, 21 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Vacinação contra sarampo e poliomielite é prorrogada pela segunda vez

qui, 18 de dezembro de 2014 07:48
Araguari não atinge cobertura exigida e secretaria de Saúde do Estado recomenda estender campanha; prazo vai até dia 31
Responsáveis têm até dia 31 para levar crianças menores de 5 anos até os postos de saúde para serem vacinadas

Responsáveis têm até dia 31 para levar crianças menores de 5 anos até os postos de saúde para serem vacinadas

DA REDAÇÃO – A vacinação contra paralisia infantil e sarampo foi estendida pela segunda vez no município. Agora, os pais e responsáveis tem até o dia 31 para vacinar crianças menores de 5 anos. Araguari está entre os vários municípios mineiros que não conseguiram cumprir a meta de imunizar 95% da faixa etária preconizada pela campanha, e por isso, a secretaria de Estado de Saúde recomendou que os trabalhos tivessem continuidade.

As doses que protegem dessas doenças estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde desde o dia 8 de novembro, início da campanha, com encerramento previsto para o dia 28 do mesmo mês. No entanto, os pais e responsáveis deixaram de levar as crianças.

Na tentativa de atingir a meta, a campanha foi prorrogada até o dia 12 de dezembro, mas até o último dia de vacinação, a quantidade de crianças imunizadas ainda estava abaixo do recomendado.

Segundo informações da coordenadora de Epidemiologia do município, Maria Lúcia Hirono, existem 6.197 crianças na idade certa para a vacina contra a poliomielite. Foram imunizadas 88.5%, o equivalente a 5.487 delas. Contra o sarampo, a cobertura atingiu 4.730 menores, 86% do total, que é de 5.484. “Isso jamais aconteceu. Nas vezes em que as campanhas eram prorrogadas havíamos ultrapassado os 90% e no final atingíamos até 98% da faixa etária,” declarou.

A coordenadora acredita que a Copa do Mundo e o período eleitoral podem ter influenciado na baixa procura, uma vez que as campanhas de vacinação costumam ocorrer entre junho e agosto. “Creio que os pais estão acostumados a isso em outra época e não esperavam que a campanha pudesse acontecer no final do ano,” ressaltou.

IMPORTANTE

Nos dias 24 e 31 o expediente nos postos de saúde será apenas pela manhã, das 7 às 11h. Dia 25 e 26, os postos de saúde estarão fechados.

A vacina contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, é voltada para crianças de seis meses até menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacina que imuniza contra o sarampo é a conhecida tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola e deve ser aplicada em crianças a partir de um ano até menores de cinco anos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: