Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Vacinação antirrábica fortalece prevenção e saúde coletiva em Araguari

sáb, 9 de agosto de 2025 11:17

Da Redação

Foto 1: Campanha antirrábica já começou em Araguari.

A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Zoonoses, iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação acontece em quatro sábados — dias 2, 9, 23 e 30 de agosto — sempre das 9h às 17h, em diversos pontos estratégicos distribuídos pela cidade.

Na abertura da campanha, foram imunizados 1.634 animais na zona urbana e 705 na zona rural, totalizando 2.339 cães e gatos vacinados. O cronograma segue ao longo das próximas semanas, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção de toda a comunidade.

Além dos pontos itinerantes, a população pode contar com um ponto fixo de vacinação ao lado da UBSF Paraíso, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. A medida visa facilitar o acesso dos tutores à imunização dos seus pets.

Na zona rural, a vacinação acontece entre os dias 1º de agosto e 5 de setembro, das 8h às 16h. Nessa etapa, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrem as propriedades, realizando a vacinação diretamente nas residências, sem necessidade de deslocamento por parte dos tutores.

A vacinação antirrábica é uma ação fundamental de saúde pública, pois a raiva é uma doença viral grave, que atinge o sistema nervoso central e apresenta taxa de letalidade próxima de 100% após o surgimento dos sintomas. A principal forma de transmissão é por mordida de animais infectados, sendo cães e gatos não vacinados os principais vetores em áreas urbanas.

Manter a vacinação em dia é essencial para interromper a circulação do vírus e proteger a população. A imunização em massa é considerada uma das estratégias mais eficazes no controle da raiva, especialmente em regiões onde a doença ainda é considerada endêmica. Animais vacinados deixam de representar risco de transmissão, contribuindo para a saúde coletiva.

Além de prevenir a doença, a vacinação promove o bem-estar dos animais, mantendo-os saudáveis, com melhor qualidade de vida. Para os tutores, vacinar seus pets é um ato de cuidado e responsabilidade — não apenas com seus próprios animais, mas com toda a sociedade.

Do ponto de vista da saúde pública, a campanha também representa uma barreira importante contra surtos, prevenindo casos em humanos e reduzindo a necessidade de tratamentos emergenciais, como a profilaxia pós-exposição. Com isso, contribui ainda para o uso mais eficiente dos recursos públicos e para o fortalecimento do sistema de saúde.

Locais de vacinação na zona urbana, neste sábado, 9:

  • UBSF Brasília (Rotatória) – Praça Juscelino Kubitschek
  • Praça do CEU (Centro Esportivo Unificado) – Bairro Monte Moriá
  • Empório Bela Suíça – Av. A – Bela Suíça II e III
  • Avenida A, nº 670 – Bela Suíça
  • Rua Ver. Adolfo Duarte com Rua Dinorá Pacca – Bairro Industrial
  • UBS Goiás (Centro de Saúde) – Praça Santo Antônio – Bairro Goiás
  • Av. São Paulo com Av. Belchior de Godoy – Bairro Goiás
  • CAIC – Rua Oziano Moreira de Almeida, 117-239 – Bairro Independência
  • Escola Castelinho – Av. Miguel A. Debs, 1500 – Bairro Independência
  • Igreja São Judas Tadeu – Rua das Araras – Bairro Independência
  • UBSF Independência (Campo do Corinthians) – Dr. Augusto Carpanêda, 199

Foto 2: Vacinação contra a raiva está disponível em Araguari.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: