Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Usina de Furnas anuncia abertura de comportas, devido aos altos níveis do reservatório

qui, 16 de março de 2023 08:08

Da Redação

A hidrelétrica de Emborcação representa 10,69% do subsistema e está com 67,94% de volume atual

No verão os dias são mais longos que as noites, isso acontece por causa da maior incidência solar em um dos hemisférios.

 

Nessa época é possível observar mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas rápidas, conhecidas como chuvas de verão. Embora sejam rápidas, costumam ser intensas e ocorrem, geralmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.

 

Com a ocorrência sucessiva de chuvas dessa natureza, o nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste está muito alto e em alguns casos as comportas são abertas para garantir a segurança da população.

 

Com um volume equivalente a 97% de sua capacidade, a hidrelétrica de Furnas, localizada em Itumbiara, no sul de Goiás, anunciou que abrirá as comportas do reservatório, no Rio Paranaíba. Essa medida é fundamental, pois quando o volume nas instalações chega na sua capacidade máxima, é necessário liberar a água que chega no reservatório para que ela não prejudique a estrutura ou passe por cima das barragens, aumentando o risco para os cidadãos.

 

De acordo com os dados da empresa, o nível da água atual é de 519,60 metros, o que representa 97,56% do seu volume útil. Isto é, a parcela de água do reservatório que pode ser utilizada para geração de energia está próxima do seu limite.

 

Ainda conforme a empresa, a água que passa pelo vertedouro não gera energia. Ela é devolvida para leito do rio sem passar pelas turbinas.

 

Vale mencionar que, a Usina Hidrelétrica Itumbiara está situada entre os municípios de Itumbiara, em Goiás, e Araporã, no estado de Minas Gerais, e é a maior do sistema Furnas.

 

Conforme o site, Operador Nacional do Sistema Elétrico, o subsistema Sudeste / Centro-Oeste, possui, atualmente, 81,51% de Energia Armazenada. Dentre as bacias que compões esse subsistema, estão: Grande, Paraíba do Sul, Paraná, Paranaiba, Paranapanema, São Francisco, Tiete e Tocantins. A bacia Paranaíba representa 38,37% do subsistema. Nessa bacia, a usina de São Simão representa 2,45% do subsistema e está com 96,16% de volume atual. A hidrelétrica de Emborcação representa 10,69% do subsistema e está com 67,94% de volume atual. Vale destacar que, o reservatório de Itumbiara também pertence a essa bacia.

Ontem, 15, a reportagem da Gazeta entrevistou Henrique Vieira, filho de Bruno Vieira, proprietário de um rancho próximo à ponte Quinca Mariano (divisa de Minas e Goiás), para saber como eles estão lidando com a situação de aumento do nível da água. Segundo Henrique, o nível de água está dentro das margens de segurança, pois a propriedade foi construída na área permitida. “Quem construiu fora da área permitida é que está sofrendo as consequências”, destacou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: