Universitários apresentam sugestões de emendas ao Plano Diretor Municipal
qua, 18 de dezembro de 2019 05:47Da Redação
Professores e alunos do quinto período do curso de Direito do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac Araguari) estiveram na Casa Legislativa de Araguari, na última segunda-feira, 16, a fim de participarem de uma audiência pública. Na oportunidade, eles apresentaram suas propostas de melhorias para serem incluídas no Plano Diretor Municipal.
Além dos vereadores também participaram da reunião o prefeito Marcos Coelho, representantes da Procuradoria Geral do Município e das secretarias como, por exemplo, o secretário de Planejamento Marlos Fernandes que é responsável pela revisão do documento, bem como, representantes da OAB Araguari, o comando do 53º Batalhão de Polícia Militar e a sociedade civil em geral.

Reunião contou com a presença da sociedade civil e de representantes de vários seguimentos da cidade
Na oportunidade, o público pôde conhecer as propostas resultantes do trabalho de três grupos de alunos durante as últimas semanas, por meio do Projeto Integrador realizado anualmente pela instituição de ensino. Tudo está sendo acompanhado pela coordenadora geral do curso Gleice Silva e pelos professores Paulo Roberto de Oliveira Santos e Lucille Garcia Gomes. Na ocasião, foram apresentadas sugestões relacionadas a temas como a tecnologia a serviço do cidadão e sua relação com os direitos fundamentais e a eficiência da administração pública, além da responsabilidade do município para o desenvolvimento do turismo e a justificativa da inclusão de videomonitoramento como elemento da segurança pública.
“Os alunos tiveram acesso ao Plano Diretor e fizeram algumas sugestões de melhorias nas referidas áreas. São propostas simples, mas que auxiliariam em vários serviços oferecidos à população. Estamos muito satisfeitos, pois, a partir do projeto os alunos têm nos apresentado várias propostas que podem ser colocadas em prática na sociedade e são desenvolvidas com base nos estudos e soluções, que antes ficavam engavetadas,” ressaltou Gleice Silva.
O Plano Diretor precisa ser revisto a cada 10 anos. Em Araguari, o documento venceu no ano de 2014, posteriormente foi contratada uma empresa através de processo licitatório, mas não chegou a ser finalizado. O documento é o instrumento estratégico para ser colocado em prática na política municipal de desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental, integrando o processo de planejamento e gestão municipal e vinculando todos os agentes públicos e privados. Nele são previstas diretrizes de curto e longo prazo de diversos setores como indústria, comércio, administração municipal, saúde, educação etc.
“Após vários meses de debate, os três grupos apresentaram com excelência suas propostas. O próximo passo será a realização de uma série de audiências públicas que devem acontecer em meados de janeiro, quando receberemos ainda outras propostas para serem debatidas principalmente de estudantes de cursos como engenharia em sua área de atuação, bem como, o Conselho Municipal de Cultura e outros seguimentos. Agora os vereadores apresentarão as emendas dos alunos para serem incluídas no projeto final,” explicou o presidente da Câmara Municipal, Wesley Lucas de Mendonça (PPS).
A previsão é de que o projeto seja votado pelos vereadores até o final de janeiro, se aprovado o documento segue para sanção do prefeito Marcos Coelho e o poder público deve traçar estratégias para a execução do mesmo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
