Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Unidades de recebimento de pequenos volumes começam a funcionar na próxima semana

qui, 25 de agosto de 2016 05:05

Da Redação

Um dos problemas recorrentes em Araguari é a falta de destino correto dos restos de materiais de construções. Conforme acompanhado pela reportagem nos últimos anos, grande parte dos detritos encontrados nos antigos ‘lixões’ era deixada por carroceiros, contratados para colocar fim a produtos gerados por obras em imóveis.

Entrega das chaves aconteceu na tarde desta quarta-feira

Entrega das chaves aconteceu na tarde desta quarta-feira

 

O projeto, visando acabar com o problema, tem previsão para funcionar a partir do dia 1º de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e entre 13 e 17h. Cinco URPVs (Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes) estão prontas. Na tarde desta quarta-feira,24, as chaves de cada uma foram entregues a Meira Reciclagem, empresa responsável pela gestão das unidades, que contará com repasse municipal no valor de 96 mil reais mensais para manutenção.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, André Luiz Risse, além de colocar fim a prática irregular de descarte, o projeto irá reaproveitar os itens recolhidos. “Teremos parceria com a Ascamara. Além de materiais de construção as URPVs receberão recicláveis como papeis e garrafas”, exemplificou.

Portanto os moradores que não possuem caçambas poderão descartar materiais de construção civil gratuitamente. As unidades prontas estão localizadas estrategicamente contemplando a região dos bairros Brasília, Fátima, Flamboyant Independência e Sibipiruna. A última, que seria construída no bairro Gutierrez, foi transferida para a região do bairro Novo Horizonte e deve ser concluída nos próximos 30 dias.

Cada morador tem o limite diário de 2m³. Após a triagem, os rejeitos vão para o aterro sanitário e o entulho para a usina de reciclagem, localizada na região do Parque dos Verdes, próximo ao Cemitério Park.

Educação ambiental

A equipe de educação ambiental da secretaria de Meio Ambiente trabalha em projetos voltados à conscientização da comunidade sobre a importância das URPVs. “Iremos distribuir panfletos educativos em casas de materiais de construção com o intuito de informar o endereço das unidades aos carroceiros e sobre os aspectos legais do empreendimento” destacou a educadora ambiental da secretaria, Débora Gomes Teixeira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: