Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Unidade de coleta de sangue atenderá a população em novo endereço

qui, 9 de abril de 2015 06:22

Da Redação

Araguari está entre as cidades da região que mais contribuem para a manutenção dos estoques do Hemocentro Regional de Uberlândia, razões que levaram lideranças locais e a própria Fundação Hemominas a considerarem necessário o funcionamento de um Posto Avançado de Coleta de Sangue no município. Entretanto, a prestação do serviço continua sendo um enigma para seus idealizadores.

O prédio que abrigava Hospital da Rede Ferroviária passou por readequações, mas não receberá o posto de coleta de sangue

O prédio que abrigava Hospital da Rede Ferroviária passou por readequações, mas não receberá o posto de coleta de sangue

 

Com praticamente tudo pronto para o funcionamento, na última sessão da Câmara Municipal, os vereadores foram surpreendidos com a informação de que o posto não poderá funcionar no antigo Hospital da Rede Ferroviária, no bairro Goiás. O local havia sido escolhido pela prefeitura e aprovado pelo Hemominas para sediar a unidade. As reformas começaram em setembro e o funcionamento do posto de coleta estava previsto para dezembro, mas isso não aconteceu.

De acordo com a secretária de Saúde Lucélia Rodrigues, todas as readequações estavam prontas, entretanto, era necessário que a sala de entrada ficasse como sala de fluxo. “Apesar disso, o pessoal da Rede Ferroviária não liberou a referida sala, pois prejudicaria outras ações realizadas naquele local. Isso dificultou o início das atividades que não pode ser feito sem a livre circulação de pessoas,” explicou.

A partir disso, foi definido que a unidade funcionará no prédio que abrigava o CMEI Irmã Margarida situado na região central da cidade. Sobre as circunstâncias do local, a secretária garantiu que passou por vistoria e possui a aprovação da própria Fundação, além disso, o mesmo foi legalmente transferido da secretaria de Educação para a Saúde. Na ocasião ela reconheceu a importância da iniciativa. “Uma cidade com uma população de 120 mil habitantes não pode ficar sem um posto de coleta,” declarou a secretária.

Em contrapartida, o vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) que costuma promover mutirões de doação no município, disse que é preciso agilizar o início das atividades do posto de coleta, pois o Rotary Club Araguari e o Rotary Club Araguari Sul que arrecadaram dinheiro para a instalação dos equipamentos e a aquisição dos móveis pediram uma resposta sobre o andamento da situação. A Fundação Hemominas e o IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antonio Carlos – Araguari, também haviam se comprometido a formar a equipe de funcionários que passaria por um treinamento. “Abracei esta causa há seis anos e com apoio de vários outros vereadores tentamos colocar em prática esta iniciativa, entretanto, algumas situações tem dificultado a implantação do Posto. Os envolvidos, bem como, a sociedade araguarina aguardam ansiosamente que seja definida esta situação para que não corramos o risco de perder o apoio e as ações que foram feitas nestes últimos anos,” ponderou o vereador.

A informação da secretaria de Saúde é de que nos próximos dias, todas as providências cabíveis serão tomadas, bem como, as questões burocráticas, como a documentação do local serão tratadas para a instalação imediata do posto de coleta de sangue.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: