Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Umidade relativa do ar pode chegar a 20% no município

sex, 19 de julho de 2024 12:26

Da Redação

É importante manter-se hidratado ao longo do dia
Divulgação

Ontem, 18, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou uma atualização sobre as cidades em alerta devido ao tempo seco. De acordo com o levantamento, 594 municípios em Minas Gerais estão na lista, onde os níveis da umidade relativa do ar devem oscilar entre 20% e 30%.

Esses índices são preocupantes e significativamente inferiores aos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS sugere que a umidade do ar seja mantida acima de 50% para garantir a saúde da população. Como comparação, no deserto do Saara, localizado no Norte da África, a umidade do ar varia entre 14% e 20%.

Os municípios afetados pelo alerta abrangem diversas regiões de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte de Minas, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes.

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais – SIMGE, entre os dias 18 e 21, a extensa massa de ar seco manterá os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, à tarde, em praticamente todo o estado de Minas Gerais. No Triângulo Mineiro, os índices de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo de 20%, nas horas mais quentes do dia. Na faixa leste mineira, incluindo a Zona da Mata, a previsão é de umidade relativa do ar em torno de 35%, à tarde.

A reportagem da Gazeta conversou com o coordenador da Defesa Civil de Araguari, Lucenildo Batista para saber como está a previsão do tempo para o município para os próximos dias. “Até o dia 21, não teremos chuvas, a umidade permanecerá muito baixa, chegando à umidade de deserto, menos de 20%”, disse.

Ainda, conforme Lucenildo Batista, para que o cidadão possa passar por esse período da melhor forma é importante seguir algumas orientações, são elas: mantenha-se hidratado ao longo do dia; opte por alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas; evite alimentos fritos; durma em locais bem ventilados e use umidificadores de ar, ou coloque uma bacia com água; evite atividades físicas ao ar livre e

exposição solar entre as 10h e as 17h; evite banhos com água muito quente para não ressecar a pele; use hidratante se necessário; consulte um médico em caso de problemas respiratórios; não provoque queimadas em terrenos baldios, matas ou florestas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: