Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Uberlândia se torna a cidade com maior número de infectados de covid-19 no estado

qui, 18 de junho de 2020 01:28

Da Redação

De acordo com boletim municipal, a cidade chegou a 200 casos confirmados de covid-19

Uberlândia chegou a 4.025 casos confirmados de covid-19

Com a interiorização do coronavírus em Minas Gerais, os casos confirmados da doença aumentaram de forma significativa nos últimos dias. Agora, o cenário preocupa principalmente a população do Triângulo Mineiro, levando em consideração a proporção de habitantes das cidades que possuem grandes índices, como por exemplo Uberlândia, que ultrapassou a capital Belo Horizonte no número de casos da doença. A capital concentra 3.548 casos, sendo que 83 dos moradores não resistiram às complicações de saúde e morreram.

De acordo com o boletim municipal, Uberlândia atingiu a marca de 4.025 moradores infectados e 69 óbitos para a covid-19. Para a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, uma das justificativas para o salto das notificações é o aumento de testagem dos cidadãos, que tem números superiores à média do estado. Além do número de casos, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Uberlândia também preocupa, atingindo o índice de 94%.

Em contrapartida, os moradores afirmam que o cenário é causado pelo retorno das atividades, pois, no mês de abril a cidade começou a reabrir parte do comércio, com critérios específicos de segurança sanitária. Com o crescimento da quantidade de infectados, a cidade decidiu definir novas restrições a partir desta semana, que serão divulgadas em breve.

Situação parecida também tem ocorrido em Araguari: enquanto os araguarinos questionam a necessidade de medidas mais rígidas para conter o avanço da doença, o comércio permanece aberto. Assim, é possível ver o crescimento acelerado da quantidade de casos, que pode ser facilmente detectado se comparados os relatórios municipais, que estão sendo divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

O informativo epidemiológico mais recente aponta 200 confirmações da doença e 404 pacientes em monitoramento. Encontram-se internados em enfermarias e unidades de terapia intensiva, 24 dos infectados. Além disso, dois óbitos seguem em investigação e 136 pacientes se recuperaram da doença. Conforme verificou a reportagem, os dados ainda não foram atualizados no sistema da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que divulgou nesta quarta-feira, 17, que Araguari possui 113 confirmações e um óbito causado pela covid-19.

 Estatísticas da própria SES-MG apontam que a doença se alastrou por 585 cidades de Minas Gerais até o momento

Estatísticas da própria SES-MG apontam que a doença se alastrou por 585 cidades de Minas Gerais até o momento

O boletim mostra ainda que, Minas Gerais alcançou o recorde de número de mortes causadas por coronavírus no curto período de um dia, atingindo 537 mortes. Atualmente, são cerca de 23.347 infectados em Minas Gerais, sendo que aproximadamente 10.115 deles ainda estão sob observação e cumprem período determinado de quarentena. A boa notícia é que 12.695 pacientes se recuperaram da doença.

O aumento da quantidade de mineiros infectados preocupa à medida que a ocupação de leitos clínicos e de UTI não para de crescer. Ainda que governador Romeu Zema (Novo) tenha anunciado a liberação de 500 respiradores adquiridos por Minas Gerais para a construção de leitos de UTI, que serão instalados em cidades do interior do Estado onde há grande concentração de casos, atualmente a situação encontra-se em emergência.

Dados Nacionais

O Brasil tem 934.769 casos confirmados e 45.585 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta quarta-feira, de acordo com levantamento feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Esse foi o segundo maior registro de mortes divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde em 24 horas desde o início da pandemia. A primeira morte por covid-19 no Brasil completou três meses nesta terça-feira, 16. A vítima foi um homem de 62 anos que estava internado em São Paulo.

 

2 Comentários

  1. darciano disse:

    nao seria o caso de ter uma barreira sanitaria em Araguari,vai que resolvem exportar os shoppings

  2. Anônimo disse:

    Se é que realmente essas mortes de Uberlândia foram Covid 19. Já vi casos de duas pessoas que não tinham essa doença e colocaram no óbito. O último foi de uma senhora que caiu da maca e para o hospital não ser responsabilizado a família tinha duas opções. Eu jogava um processo.

Deixe seu comentário: