Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Tungstênio, o novo trabalho de Marcello Quintanilha

qua, 23 de julho de 2014 00:00

Abertura meio desligado
“Inspirações são sempre as da vida real, cotidiana, os relacionamentos truncados, a forma como cada um de nós afronta o aço do dia-a-dia.” Assim o autor de quadrinhos Marcello Quintanilha fala sobre o ponto de partida da própria obra em uma entrevista concedida para a Revista O Grito, em 5 de junho.

tungstenio2Ao lado do cultuado Lourenço Mutarelli, autor de Transubstanciação (1991), Quintanilha é o que há de melhor na arte sequencial brasileira. Neste ano, apresenta Tungstênio, sua primeira graphic novel lançada em maio pela editora Veneta. Certamente que não por acaso, o nome do livro faz referência ao elemento químico mais pesado que existe na natureza.

Trabalhos anteriores como Sábado dos Meus Amores e Almas Públicas são narrativas sobre situações e conflitos de pessoas comuns que evidenciam, pela ótica do autor, a poesia “escondida” no cotidiano. Uma espécie de crônica visual.

Boa parte desse realismo reside no traço marcante do autor e nos diálogos dinâmicos. As HQs de Quintanilha fogem completamente do sistema “herói”, “aventuras fantásticas” e “histórias infantis”, representações presentes no imaginário popular e estereótipos que cercam a arte sequencial.

Nascido em Niterói e radicado em Barcelona, o artista teve seu primeiro quadrinho publicado em 1988, época em que ainda assinava seus trabalhos como Marcello Gaú. Colaborou com revistas como General e Heavy Metal, jornais espanhóis La Vanguardia e El País e teve obras publicadas na Europa.
.

Capitão América negro, Thor mulher?

america thor
A editora Marvel informou que o próximo Capitão América vai ser negro e que Thor será mulher em uma nova série de quadrinhos. Na história, Steve Rogers, o Capitão original, se aposenta ao descobrir que perdeu sua força e agilidade. Ele então permite que o amigo e companheiro de tropa mais jovem Sam Wilson, que é personagem conhecido, assuma o posto. Segundo a editora, a transformação de Thor em mulher é um esforço editorial para atrair novos leitores, especialmente mulheres e meninas, uma vez que o público feminino não costuma ser atraído pelas HQs. Resumindo, uma estratégia da Marvel para vender mais revistas. Depois de um tempo, os leitores se cansam das mudanças, tudo passa e volta a ser como era antes. Com essa “volta”, mais revistas são vendidas.
.

Vik Muniz apresenta exposição na França

vik muniz
O brasileiro que se tornou conhecido do grande público depois que suas obras de arte feitas de lixo e restos de construção apareceram na abertura da novela global “Passione”, em 2010, apresenta uma exposição no Encontro de Fotografia de Arles, no sul da França. Intitulada “Álbuns”, o trabalho mais recente do artista é uma espécie de mosaico com recortes de fotografias, representando cenas da vida cotidiana como se fosse pixeis de uma foto digital.
Vik Muniz gosta de colecionar fotos de pessoas desconhecidas em momentos como aniversários, casamentos, férias.
.

Ex-Smiths lança novo álbum

“Payland” é o segundo solo do guitarrista Johnny Marr, depois de The messenger (2013). Em entrevista ao semanário britânico NME, Marr afirmou que o disco é uma continuação direta do antecessor, com sessões de gravação acontecendo nos intervalos da turnê que passou até pelo Brasil. O disco deve ser lançado dia 6 de outubro. O The Smiths é uma das bandas mais icônicas do rock. Ao lado de Joy Division, The Cure, Echo & The Bunnymen e outros, eles ajudaram a definir o que é conhecido como “rock alternativo” nos anos 1980.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: