Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Transporte escolar conquistado pela prefeitura atende crianças com necessidades especiais

qui, 9 de abril de 2015 06:00

por Mel Soares

Atualmente, em torno de cinco mil alunos da rede municipal de ensino utilizam gratuitamente o transporte escolar. O benefício contempla crianças e adolescentes da zona urbana e rural, no entanto, há alguns anos encontra-se aquém de uma necessidade prevista em lei: a acessibilidade.

A falta de elevador nos ônibus comprometia a mobilidade de quatro alunos cadeirantes, que precisavam da força física do motorista para conseguirem adentrar ao veículo.

Ônibus possui suportes necessários para o transporte de pessoas com necessidades especiais

Ônibus possui suportes necessários para o transporte de pessoas com necessidades especiais

 

Transtorno que foi reparado por meio da conquista de um veículo adaptado, o qual começará a atender os alunos a partir da próxima segunda-feira, 13.

Segundo informações de Márcia Hiromi Sakai Vidal, secretária de Educação, o veículo foi adquirido através de financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 150 mil. “O veículo também irá atender alunos com deficiência visual e auditiva”, completou.

Chegada do ônibus acessível foi comemorada no pátio da prefeitura, nesta quarta-feira, 8

Chegada do ônibus acessível foi comemorada no pátio da prefeitura, nesta quarta-feira, 8

 

Conforme apurado pela reportagem, a estrutura do ônibus é composta por plataforma elevatória, áreas para cadeira de rodas com ocupante e/ou cão guia, poltronas com cinto de segurança subabdominal, sistema de comunicação para alunos com deficiência visual ou auditiva, porta- mochilas, entre outros suportes.

Na visão de Márcia Sakai, é necessário qualificar as políticas públicas de inclusão para garantir a integração de programas e ações que proporcionem direitos às pessoas com necessidades especiais. “O ônibus escolar acessível é um grande ganho para a comunidade escolar sendo que motoristas receberão treinamentos para transportar com segurança os alunos”, garantiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: