Transporte coletivo funciona normalmente em Araguari
qui, 24 de dezembro de 2015 08:00Da Redação
“O sistema de transporte coletivo continua precário”. Foi com estas palavras que o presidente do Sindttrans (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia e Região), Célio Moreira, definiu a situação atual deste setor em Araguari.
Conforme informações, o último transtorno enfrentado pela empresa Sertran – Sertãozinho Transportes e Serviços S/A, vencedora de processo licitatório emergencial em 2013, foi relativo à falta de pagamento da prefeitura. “A empresa não tem condições de arcar com as despesas e precisou que a prefeitura repassasse a subvenção para então acertar o pagamento referente a dois meses dos tickets de alimentação de seus sessenta trabalhadores”, explicou.
O débito, de acordo com anúncio do sindicato, poderia gerar paralisação do transporte por tempo indeterminado. “O prefeito pediu um prazo e conseguiu cumprir com o combinado, efetuando o pagamento nesta quarta-feira”, revelou.
Além deste problema, Célio disse que os trabalhadores não recebem o plano odontológico da família há aproximadamente dois anos. “Iremos estabelecer uma data para que a Sertran pague todo o retroativo. Lembrando que esta é uma dívida da empresa e não tem relação nenhuma com a prefeitura”, afirmou.
Uma das propostas do sindicalista diz respeito a necessidade de reestruturação do transporte com o objetivo de aumentar o número de passageiros. Além de falar sobre o assunto, Célio comenta a respeito de suas atividades junto ao governo. “O ideal seria que a prefeitura viabilizasse passes de transporte público para funcionários municipais, o que aconteceu na gestão do prefeito Marcos Alvim, quando eu propus a ele esta medida. Outra alternativa seria o incentivo a iniciativa privada no sentido de que ela forneça ao seu quadro de funcionários o vale transporte”, explanou.
O problema com transporte clandestino também foi apontado pelo presidente como algo que tem prejudicado este sistema. “Muitos motociclistas atuam irregularmente no município. Com a fiscalização rigorosa, grande parte de passageiros de moto taxi iriam migrar para o transporte coletivo. A desoneração da tarifa também faz parte das alternativas para tornar o sistema viável. Sem a cobrança de tributos que compete ao poder público municipal, seria possível cobrar um preço mais acessível dos passageiros e com isto trazer equilíbrio financeiro ao sistema”, opinou.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
O que falta em Araguari é boa vontade, buscar idéias, que com certeza existem muitas.
falta e linhas tipo expresso Araguari tinha circular 1 e 2 hoje não tem dois circulares so um e horários tipo meia e meia hora por exemplo aqui perto onde moro não passa e não tem desculpa porque a rua e asfaltada antigamente era bom passava na rua olegario marciel saudade do expresso Araguari ai era bom a cidade cresceu piorou não adianta troca sei por meia dúzia chega de promessas o povo quer e ação e não promessas chega
Pela foto da para ver o descaso com os usuários do transporte público, estão sujeitos a ficar em um ponto do mercado que não oferece condições nenhuma aos mesmos, os bancos são sujos fedem a urina, a cobertura nos dias de calor esquentam demais e na época da chuva não protege ninguém, alem da quantidade de cachorros, pedintes e bêbados que ficam importunando os passageiros que por ali esperam sua condução por horas. Não tem nem um placa avisando os horários de ônibus e seu destino. Os banheiros são sujos e ainda tem que se pagar para ir neles. não tem quantidade de bancos para espera (ver foto). Alem disso ainda tem bicicletas que passam pelo meio do povo, bem como ambulantes com carrinhos toda hora. Isso que chamo um desrespeito com o povo de Araguari que chegando ao ano de 2016 não tem um terminal de transporte coletivo digno. Parece um ponto de ônibus de corrutela. Tá certo nosso políticos não se utilizam dele.