Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Precursoras do futebol feminino merecem destaque em jornais e programas de TV

qua, 5 de agosto de 2015 07:22

por Samara Arruda

As pioneiras do futebol feminino no país são reconhecidas por onde passam, tanto é que sua trajetória é tema de diversas publicações de jornalistas e historiadores, sejam em blogs, sites, revistas, jornais e programas de televisão, como a matéria do Esporte Espetacular, veiculada em fevereiro de 2009 com a participação do também araguarino, Renato Peters da Rede Globo de Televisão.

As ex-atletas participaram da gravação de uma entrevista para o programa Caminhos da Reportagem

As ex-atletas participaram da gravação de uma entrevista para o programa Caminhos da Reportagem

A história que movimentou os campos do Brasil, causando admiração e polêmica se iniciou em Araguari e ficou conhecida em um jogo em Uberlândia em 1959, através da publicação da revista de distribuição nacional, “O Cruzeiro”. Naquela época, foram formados dois times com a participação de quase 30 moças ligadas a um time que fazia parte da Federação Mineira de Futebol (FMF), Araguari Atlético Clube situado em Araguari. Para Ney Montes, criador do time, a intenção era de profissionalizar a modalidade para que as mulheres entrassem em campo para mostrar um novo jeito de jogar futebol.

Para relembrar esta jornada, as ex-atletas  Cirlene Alves dos Anjos, Darci de Deus Leandro, Haidê Dália Dias, Heloísa Helena Rodrigues Marques, Luci Teixeira, Maria Aparecida da Costa, Maria de Fátima Pereira Cardoso, Maria da Penha Alves, Marizete Nader, Mirtes Paranhos, Nádima de Fátima Nascimento, Neli Ribeiro de Barros, Nadir Ramos Rezende, Nilza de Aguiar, Ormezinda da Silva Rodrigues, Wesleina Campos Mazieiro e Zalfa Nader participaram na última semana, da gravação de uma matéria para o programa semanal Caminhos da Reportagem.

Também deu apoio a este resgate o radialista e jornalista araguarino Odilon Neves que vivenciou e registrou boa parte da história esportiva de Araguari. A matéria completa será transmitida pela Tv Brasil de São Paulo na quinta-feira, dia 6, a partir das 22 horas. O programa Caminhos da Reportagem tem 52 minutos e traz a proposta de levar o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias do passado.

A história

Em meados do ano 2.000, a jornalista Teresa Cristina Cunha iniciou uma série de entrevistas com Ney Montes que foi o idealizador do time araguarino. A pesquisa com o tema as “Pioneiras do Futebol Feminino no Brasil”, se tornou conhecida por vários órgãos ligados ao futebol. A mobilização está em busca do reconhecimento dos órgãos federais ligados ao universo esportivo. Nos últimos anos, a divulgação rendeu diversas homenagens às ex-atletas. Em março deste ano, foi lançado um livro intitulado “Femmes, femmes, femmes”, com um poema contando a história das Pioneiras de Araguari. O mesmo foi lançado no Parque de Exposições de Porte de Versailles, um dos maiores eventos do setor literário – o Salão do Livro de Paris na França, com a participação da jornalista Teresa Cristina.

Exposição fotográfica

Também teve início a exposição “Visibilidade para o futebol feminino” que se estende até 30 de dezembro, com algumas fotos em homenagem as ex-atletas, no Museu do Futebol, instituição ligada à secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem o objetivo de enriquecer o acervo do museu com a história da participação das mulheres no esporte. Na ocasião, é lembrada também a perda de algumas atletas nos últimos anos, como Maria Magali Gertrudes e Jane Mendes.

A exposição traz novo formato de intervenções, com o intuito de mostrar ao público que as mulheres sempre fizeram parte da trajetória do futebol brasileiro, mas quase nada se conhece sobre o tema. Parte dos acervos foi garimpada junto às próprias atletas, com as quais se compartilhou a curadoria. Buscou-se o apoio de clubes e centros de memória no Brasil e no exterior. Centenas de fotografias, recortes de jornais e documentos pertencentes aos arquivos pessoais das jogadoras estão sendo digitalizados pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro para integrar os acervos do Museu do Futebol e da UFRGS.

Fonte: www.futebolfeminino.museudofutebol.org.br.

Blog Tereza Cristina Cunha

1 Comentário

  1. Teresa Cristina Montes Cunha disse:

    Obrigada pelo apoio. A ultima reportagem que as Pioneiras do Futebol Feminino participaram será veiculada hoje (06) agosto, as 22 horas, pela TV BRASIL.

Deixe seu comentário: