Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Torneio reúne atiradores e arrecada alimentos para famílias carentes

qua, 5 de julho de 2017 05:11

por Adriano Souza

Pela primeira vez na sua história de 25 anos de existência em Araguari, o Estande de Tiro Prático e Caça do CRA promoveu uma competição entre atiradores. Além da paixão, houve a iniciativa de arrecadar alimentos no evento restrito à atiradores e integrantes das forças de segurança movimentando a sede do estande na manhã do último domingo, 2. A reportagem falou com o presidente do clube, Rodrigo Jeoventino de Oliveira que destacou o sucesso da competição e principalmente, a ação solidária que reuniu cerca de duas toneladas de alimentos que, segundo ele, foram distribuídos à famílias carentes de diversos bairros da cidade.

Divulgação

Divulgação

 

“Estamos felizes com a primeira edição desta competição e principalmente, com a parte social, pois todos os participantes contribuíram com um quilo de alimento para ser doado à famílias carentes. Reunimos cerca de quarenta atiradores e o resultado foi tão positivo que ainda neste ano estaremos organizando a segunda edição da competição quando esperamos arrecadar ainda mais alimentos” destacou Rodrigo.

O primeiro registro de uso de armas de fogo na história data de 1346, quando ingleses e franceses se enfrentaram na Batalha de Crécy, uma das mais famosas da Guerra dos 100 Anos. A aplicação bélica de armas de fogo obviamente permitiu a criação do tiro esportivo, uma das mais antigas modalidades olímpicas. Linhas de tiro que eram usadas em combates serviram como modelo para as primeiras competições, com disputas nas posições deitado, de joelhos e em pé.

No século 19, diversos clubes de tiro se desenvolveram e deram origem às primeiras federações nacionais da modalidade na Europa. De 1824 a 1867 surgiram associações e clubes na Suíça (1824), Grã- Bretanha (1859), Alemanha (1861) e França (1867) onde foi criado o Campo de Instrução de Chalôns, local da realização de uma prova de tiro ao alvo com fuzis. Nos EUA, dois generais estabeleceram a National Rifle Association of America em 1871, poucos anos depois da Guerra Civil (1861-1865).

Além dos militares, os clubes de caça também deram sua contribuição para a criação do tiro esportivo. A atividade dos caçadores inspirou inclusive, algumas provas que existem atualmente, como skeet e fosso.

Em 17 de julho de 1907, representantes das federações nacionais da Argentina, Áustria, Bélgica, França, Grécia, Holanda e Itália reuniram-se em Zurique para criar a União Internacional das Federações Nacionais de Tiro. Em 1920, a entidade mudou de nome para UIT (União Internacional de Tiro) e em 1998 foi rebatizada como ISSF (Federação Internacional de Tiro Esportivo).

No Brasil, o tiro esportivo chegou com a imigração europeia, no século 19, especialmente com a chegada de alemães e italianos na região Sul. Em consequência dos hábitos e costumes europeus e da abundância de caça na região, foram fundados diversos clubes de caça e pesca. Nas principais colônias alemãs, era realizada uma competição chamada tiro ao rei.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: