Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Tom Jobim, 20 anos de saudade

qua, 10 de dezembro de 2014 00:03

Abertura meio desligado
tom jobim
Ele disse que foi invenção de João Gilberto. Mas as melodias de seu piano continuam na memória dos brasileiros, e dos gringos também. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim, maestro, pianista, cantor, arranjador, violonista, compositor, foi uma das forças criadores da bossa nova. Retratou as singularidades do Rio de Janeiro em canções como “Garota de Ipanema” e “Samba do Avião”, tocadas no mundo todo.

Uma estátua dele foi inaugurada nesta segunda-feira, 8, na orla da Praia de Ipanema, próximo ao Arpoador, local onde o músico gostava de pescar. Uma homenagem no dia em que completaram exatos 20 anos da morte de Tom Jobim, vítima de uma parada cardíaca enquanto lutava contra um câncer, em 1994.

A estátua de bronze mostra Tom Jobim caminhando em direção ao Leblon, jovem, com um violão no ombro. “Escolhi um Tom no auge, quando ‘Garota de Ipanema’ explodiu no mundo, ele tocava com o Sinatra”, disse a escultora, Christina Motta. Ela se baseou numa foto do compositor na inauguração de Brasília, onde ele estava em uma posição semelhante, ao lado de Vinicius.

Sucesso no Brasil e fora dele, em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim tom jobim 2ganhou o Grammy de Música do Ano com “Garota de Ipanema”. Frank Sinatra, depois de gravar os songbooks de grandes mestres americanos, dedicou dois álbuns à obra do brasileiro. Os dois dividiram o microfone, iniciativa que partiu de Sinatra.

“Eu Sei Que Vou Te Amar”, “Wave”, “Pela Luz Dos Olhos Teus”, “Chega de Saudade”, “Desafinado”, “Insensatez”. Canções que todos conhecemos ao menos um pedacinho, forjadas com delicadeza, até mesmo com certa melancolia, remontam um lugar sereno, um lugar que nem de longe se parece com o Brasil dos dias atuais.
tom jobim 3
.

Críticos elegem “Boyhood” como melhor filme de 2014

boyhood
“Boyhood: da infância à juventude”, do diretor Richard Liklater, está a um passo a frente para conquistar premiações do cinema. Na noite de domingo, 7, a Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA), elegeu “Boyhood” o prêmio de melhor filme de 2014. O filme narra o crescimento de um garoto durante 12 anos, desde quando ele entra para a escola, aos 6 anos até os 18 anos, período em que o protagonista vai para a faculdade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: