Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Título de eleitor: prazo para solicitar a segunda via termina amanhã

qua, 21 de setembro de 2022 08:03

Da Redação

Aplicativo e-Título

O cidadão que perdeu o título de eleitor ou teve o documento extraviado tem até amanhã, 22, dez dias antes do primeiro turno das eleições para pedir a segunda via.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para emitir a segunda via do título eleitoral, é necessário que o cidadão esteja quite com a Justiça Eleitoral, isto é, não poderá ter débitos pendentes (multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral).

Em 2022, o eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral pode imprimir o título, através da ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, basta seguir o passo a passo: acesse a página do TSE (www.tse.jus.br); selecione a aba “Eleitor e Eleições”; clique em autoatendimento do eleitor – Título Net; clique em imprimir título eleitoral e preencha todos os campos solicitados.

Vale destacar que, o título eleitoral não é o único documento que dá direito à participação nas eleições. Os eleitores aptos a votar podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte.

Existe ainda a opção de levar a versão digital do título de eleitor, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente através de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título também permite a apresentação de justificativa eleitoral e disponibiliza vários serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros.

Ontem, 20, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o chefe do Cartório Eleitoral da 16ª zona, Fernando Guetti para saber como está a movimentação no cartório. “Não existe movimento no cartório para a emissão da segunda via do título, pois o documento é feito pela internet. A recomendação é que o cartório não emita a segunda via”, disse.

Fernando Guetti aproveitou a oportunidade para afirmar que o corpo de mesários voluntários está bastante deficiente em Araguari.

É importante mencionar que, o mesário voluntário assegura dois dias de folga, certificado pela Justiça Eleitoral, para ser apresentado tanto na iniciativa privada, como no serviço público. Além disso, o mesário voluntário também ganha folga pelos dois dias de treinamento pela internet, totalizando 6 dias de folga.

Conforme o chefe do Cartório Eleitoral da 16ª zona os estudantes de qualquer curso do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), possuem um termo de cooperação com a Justiça Eleitoral, onde os alunos que trabalharem como mesários terão também a cada turno trabalhado, 10 horas de atividades extracurriculares acrescentadas na sua carga horária; mas para isso é necessário apresentar uma certidão na faculdade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: