Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Tempo seco: mais incêndios são contidos pelos bombeiros em Araguari

ter, 20 de julho de 2021 08:13

Da Redação

Bombeiros Militares combatem queimada em Araguari nesta segunda-feira, 19

A 2ª Companhia de Bombeiros Militar, que atende o município de Araguari e locais próximos na região, continua atenta em seu trabalho, atuando também na coibição de queimadas.

Neste domingo, 18, foram atendidas várias ocorrências envolvendo fogo. Por volta das 8h, bombeiros se deslocaram até a rua Sebastião naves, bairro Miranda, para conter um incêndio em uma residência. No local, foi constatado pela equipe que se tratava de chamas em um amontoado de lenha, onde a moradora teria usado o fogão de lenha na noite anterior e que provavelmente esqueceu alguma brasa, ocasionando o incêndio. Por haver material combustível no local, as chamas atingiram o telhado, danificando parte da estrutura. Foram utilizados aproximadamente 1.300 litros de água para debelar o fogo, e posteriormente o rescaldo. O local foi deixado em segurança.

No mesmo dia, às 15h, os militares foram acionados para comparecerem à rua Júlio Cesar de Souza, em frente ao frigorifico Santa Lucia, informados de que havia um incêndio em vegetação.

As chamas estavam próximas a uma cascalheira. Com o uso de abafadores, bolsa costal, e aproximadamente 300 litros de água, as equipes agiram rapidamente, impedindo que o fogo se propagasse para áreas próximas. O local foi deixado em segurança. A área queimada foi de aproximadamente 25.000 metros quadrados.

Ainda no dia 18, por volta das 22h, houve fogo em vegetação na Rua Theodoreto Veloso de Carvalho, Bairro Paraiso. No local, o incêndio causava muita fumaça e as chamas estavam altas. Com o uso de abafadores e bolsa costal, o fogo foi debelado e o local deixado em segurança. A área queimada foi de aproximadamente 2.000 metros quadrados. Os bombeiros informaram que foram encontradas duas serpentes da espécie cascavel, correndo risco de vida.  Elas foram retiradas do local do incêndio e, posteriormente, soltas em segurança, em área afastada da queimada.

Além disso, ontem, 19, aproximadamente às 13h, os militares foram acionados na rua Doutor Sebastião Naves, Bairro Cidade Nova. Ali, segundo testemunhas, o incêndio se iniciou em uma vegetação rasteira, e devido ao forte vento no local o fogo se espalhou, adentrando em um depósito, queimando madeira, lona, pallet, rejunte, telha, e pacotes de cimento.

Foram gastos 1.500 litros de água para debelar o incêndio e deixar o local em segurança.

 

QUALIFICAÇÃO

Entre os dias 12 e 16 de julho, militares da 2° Companhia de Bombeiros Militar de Araguari realizaram um curso de capacitação para operação de Aeronave Remotamente Pilotadas – RPA (Drone), no 5° Batalhão de Bombeiros Militar de Uberlândia, com servidores do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

Bombeiros Militares combatem queimada em Araguari nesta segunda-feira, 19.

 

O curso de RPA tem por objetivo fornecer aos militares conhecimentos técnicos e habilidades práticas, que os qualificam para o desempenho de atividades que envolvam a necessidade de imagens aéreas, para melhor condução do atendimento das ocorrências operacionais e apoio às atividades administrativas, especialmente para gestão e planejamento operacional.

O equipamento tecnológico propicia melhores condições para trabalhos como busca de pessoas desaparecidas, ocorrências envolvendo produtos perigosos, incêndios florestais, incêndios urbanos, operações em desastres, em buscas diurnas e noturnas.

Foram 40 horas de curso e 27 militares capacitados para exercer a atividade, sendo cinco de Araguari.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: