Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Tema central da Fenicafé é sobre irrigação consciente

ter, 13 de março de 2018 05:50

Da Redação | Com Assessoria

Crianças e adolescentes terão espaço exclusivo na feira

Nesta terça-feira, 13, terá início a 23ª edição da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, no Pica Pau Country Club. O evento é uma feira exclusivamente voltada para a cafeicultura irrigada, onde são apresentadas novas ferramentas para o processo de cultivo das lavouras, incluindo plantio, manejo, irrigação e colheita.

Para isso, são promovidas palestras, debates e workshops de conhecimento para a classe produtora de café, direcionada tanto ao grande produtor quanto ao médio e pequeno.

 Atividades acontecem no Pica Pau Country Club


Atividades acontecem no Pica Pau Country Club

 

Além de produtores, a feira atrai todos os anos pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes que buscam conhecimentos na área de irrigação e, para isso, são esperadas pessoas de várias partes do país, de todas as regiões produtores de café no Brasil.

Em 2018, o tema central debatido na Fenicafé será “É Tempo de Irrigar com Consciência”.Junto à Fenicafé acontecerá, o XXIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e XX Feira de Irrigação em Café do Brasil, que tem por objetivo a discussão e a divulgação de técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada. Estes eventos são tradicionais e têm grande participação de técnicos, produtores, estudantes, autoridades, fabricantes e revendedores de equipamentos.

O Simpósio é uma oportunidade para pesquisadores e estudantes publicarem seus artigos e mostrarem as técnicas que estão sendo desenvolvidas. Os artigos selecionados são expostos no saguão de entrada das palestras e publicados no anuário do evento. Na feira, são apresentados os mais diversos tipos de máquinas e serviços que podem ser utilizados em uma lavoura.

Dentre os nomes que marcarão presença no evento estão: Silvio Farnese, diretor do Departamento do Café, Cana-de-açúcar e Agroenergia / SPA; Eumar Roberto Novacki, secretário Executivo- Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Silas Brasileiro, presidente do CNC (Conselho Nacional do Café)e José Rodrigues Pinheiro Doria e o secretário de Mobilidade Social do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A Fenicafé é organizada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari, em parceria com a Camda- Camda – Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina, prefeitura de Araguari, Câmara de Vereadores, com patrocínio do SicoobAracred, Coocacer Araguari, Sankhya – Gestão de Negócios. Acontece de 13 a 15 de março de 2018, no Pica Pau Country Club.

Programação:

Terça-feira, dia 13

8h: inscrições, entrega dos materiais

10h – Solenidade de abertura

12h30 – Almoço

14h – Palestra: Atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil: análise dos dados do CAR

Palestrante: Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Territorial

15h15 – Visita aos estandes

16h às 17h15 –  Palestra: Mercado de café: Vendendo valor! Mas pra quem?

Palestrante Guilherme Morya, analista econômico do departamento de pesquisa e análise

Mesa redonda mediada por Francisco Sérgio de Assis da Federação dos Cafeicultores do Cerrado com os exportadores, João Faria, Terra Forte; Nelson Carvalhaes, Cecafé; Vanusia Nogueira, BSCA; Simão Pedro de Lima, Expocaccer; Eustáquio Miranda, Cafebras.

Quarta-feira, dia 14

8 às 9h30 – Abertura do XX Simpósio Brasileiro de Pesquisa em cafeicultura Irrigada. Participantes: professor André Luís Teixeira Fernandes daUniube, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – UNIUBE e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola – SBEA; Helvécio Matana Saturnino, presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID); Cláudio Morales Garcia, presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e Gabriel Bartholo, gerente geral da Embrapa Café.

8h30 às 9h30 – Palestra: Irrigação na cultura do café: 20 anos de Simpósio de Pesquisa.Palestrante: Prof. Dr. Everardo Chartuni Mantovani – Universidade Federal de Viçosa (UFV).

9h30 às 10h – Visita aos estandes

Palestra: Importância da matéria orgânica na produção do cafeeiro. Matéria orgânica e fertilizante organomineral principais diferenças e utilização.Palestrantes: Prof. Dr. Godofredo C. Vitti e Dr. Eduardo Zavaschi – ESALQ/USP

11h15 – Palestra: Agricultura digital e manejo da irrigação do cafeeiro: novidades e tendências.Palestrante: Mariana Vasconcelos – Agrosmart

12h30 – Almoço

14h – Palestra: Como otimizar a fertirrigação do cafeeiro para a obtenção de altas produtividades?Palestrante: Dr. José Antônio Quaggio- IAC

15h15 – Visita aos estandes

15h45 – Palestra: A importância do diagnóstico do sistema de irrigação na produção de café irrigado.Palestrante: Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes – Uniube

17h – Palestra: Discussão de casos práticos de diagnósticos de sistemas de irrigação: como aprender com as limitações dos projetos.Palestrante: Prof. Dr. Eusímio F. Fraga Júnior – UFU

Quinta-feira, dia 15

8h – Palestra: Consequências econômicas da infestação da broca do cafeeiro: prejuízos sensoriais, físicos e financeiros. Palestrante: André Vinicius Gentile Perico – Engenheiro Agrônomo Federação dos Cafeicultores.

9h15 – Palestra: Ferramentas “biológicas” na cafeicultura:  uso e eficiência agronômica.Palestrante: M.Sc. Robson Luz Costa – Engenheiro Agrônomo Mestre em Defesa Agropecuária- UFRB, especialista em Proteção de Plantas- UFV e Especialista em Manejo de Pragas- UFLA.

10h30 – Palestra: Uso de resíduos para fabricação de fertilizantes de alta qualidade na propriedade.Palestrante: M.Sc. Antonio Nascimento Teixeira – Grupo Agrolibertas.

11h30 – Debate. Palestrante: André Vinicius Gentile Perico, Robson Luz Costa e Antônio Nascimento Teixeira. Mediador: Roberto Santinato- Santinato&Santinato Cafés

12h30 – Palestra: Fisiologia do cafeeiro: Estresse, bioestimulantes e translocação de fotoassimilados. Palestrante: Prof. Dr. Evandro Fagan – UNIPAM.

15h30 – Palestra: Importância e adequação da relação fonte-dreno para garantir o pegamento da florada e manutenção dos frutos no cafeeiro.Palestrante: Prof. Dr. José Donizette Alves – UFLA.

16h30 – Debate Fisiologia

17h30 – Encerramento

WorkShop – CoocacerKIDS

Por meio de brincadeiras, as crianças de 7 a 12 anos aprenderão sobre o universo dos cafés especiais preparando bebidas à base de café e ainda serão contempladas com a camiseta CoocacerKIDS.

O conteúdo será composto por: introdução sobre Cafés Especiais, diferenciaçãode cafés especiais e tradicionais,prova de café para provadoreskids,            técnicas de cappuccino, desenhos em cappuccino e finalização com elaboração de milkshake de café.

Hoje, primeiro dia do evento, as atividades acontecem das 15 às 16h. Na quarta, 14, entre 14 e 15h e quinta-feira, das 9 às 10h. Inscrições pelo whatsapp (34)9 9119-5540 ou no estande da Coocace.r

Workshop – BaristasCoocacer

Este é voltado para jovens a partir de 13 anos de idade. Serão ensinadas técnicas e dicas ao servir bebidas à base de café. O conteúdo será composto por  introdução sobre cafés especiais, diferenciação entre cafés especiais e tradicionais, workshop com máquina de expresso, métodos e técnicas de extração do expresso, técnicas de vaporização de leite entre outros ensinamentos. Haverá apenas uma turma na quarta-feira, 14, das 9 às 10h. Inscrições pelo whatsapp (34)9 9119-5540 ou no estande da Coocacer.

2 Comentários

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezados Senhores,

    A FENICAFÉ é um marco Araguarino, e imprescindível se faz, o acesso de expositores e visitantes ao Município, também pela nossa pista de pousos e decolagens, que muitos se recusam a chamar de Aeroporto, tão sofrido e DELIBERADAMENTE INVIABILIZADO por interesses escusos de infiltrados nas Gestões Públicas, tema bastante discutido em Redes Sociais.

    Votos de SUCESSO aos negócios realizados na Feira.

    Votos de FRACASSO ABSOLUTO aos TREMENDOS PICARETAS e TRAPACEIROS, que agem nas coxias, nos bastidores PODRES do Poder, para inviabilizar toda e qualquer atividade no Aeroporto de Araguari, que não lhes seja de interesse próprio.

    Se Araguari perder esta pista, com promessas de construção em futuro próximo, atentem-se para outras perdas que se seguirão.

    Leia que tiver olhos para ler, ouça quem tiver ouvidos para ouvir, e AJA quem tiver MANDATO e COMPETÊNCIA para agir.

    Estou ciente de que proprietários de aeronaves em Araguari, tem que abastecê-las, na pista aqui, entre Catalão-GO e Três Ranchos.

    E tudo se perdendo aí… por pura INDOLÊNCIA ADMINISTRATIVA, no mínimo.

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

  2. Anonimo disse:

    Gente para vai Orar e agradecer a Deus.

Deixe seu comentário: