Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Suspensão de contratos de estágio tem causado vários prejuízos aos universitários

sáb, 6 de junho de 2020 23:42

Da Redação

Depois que a pandemia chegou ao Brasil e o novo coronavírus começou a se espalhar pela cidade, os estagiários que tiveram seus contratos com a prefeitura suspensos, se viram obrigados a substituir a sua rotina do estágio para conseguir uma renda e bancar os custos relacionados aos gastos pessoais. Com a prorrogação desta suspensão, os estudantes têm se mobilizado, visando solucionar este impasse. Para tratar do assunto, representantes da classe se reuniram na manhã desta sexta-feira, 5, com o vereador e presidente do Legislativo, Wesley Lucas de Mendonça.

O encontro aconteceu no escritório político dos deputados Doorgal Andrada e Lafayette Andrada em Araguari e, na oportunidade, eles pediram que o líder do Legislativo seja o intermediador entre os estagiários e o Executivo. Também participou deste encontro representantes do vereador Douglas Tosta que, juntamente com outros vereadores, tem acompanhando a situação.

Estagiários que tiveram seus contratos suspensos com a prefeitura procuraram o presidente do Legislativo, Wesley Lucas, para pedir apoio

Estagiários que tiveram seus contratos suspensos com a prefeitura procuraram o presidente do Legislativo, Wesley Lucas, para pedir apoio

 

Segundo os estagiários, a situação tem prejudicado 231 estagiários de todas as áreas, pois, o valor recebido por eles referente à bolsa de estágio firmado com o município é de 1.045 reais, e sem o recurso, grande parte dos estudantes tem enfrentado dificuldades de arcar com suas despesas pessoas, inclusive, alguns acreditam que não poderão continuar efetuando o pagamento das mensalidades cobradas pelas faculdades.

“Inicialmente, a justificativa para a suspensão dos contratos eram os gastos com a pandemia, mas sabemos que há recursos que vieram para o município, visando cobrir esses gastos causados pela covid-19 e, desta forma, não mais justifica o corte dos estagiários. Para beneficiar a todos, aceitaríamos reduzir a carga horaria e o valor da bolsa, pois, precisamos pensar nos estudantes que dependem desta renda para pagar suas faculdades. Muitos estão pensando em trancar seus cursos, pois não há dinheiro para fazer esses pagamentos, ” afirmou o estagiário de Educação Física, Igor Alves.

Em entrevista, Wesley Lucas afirmou que uma reunião foi agendada para a próxima terça-feira, 5, com o prefeito Marcos Coelho, visando apresentar a atual situação e discutir propostas que serão apresentadas pelos universitários. “Os estudantes pedem o retorno das atividades e, durante este encontro, eles poderão apresentar suas propostas, no intuito do retorno dos estágios. Se não for possível isso, eles pretendem fazer uma outra proposta. Diante disso, estou somando forças com os demais vereadores para solucionar essa situação, pois, já fui estagiário e reconheço a importância dessa remuneração para ajudar na própria faculdade, ” ressaltou.

Os contratos foram suspensos em meados de março. A medida foi tomada com base na situação de emergência em saúde pública devido à pandemia da covid-19, no entanto, os estudantes que aguardavam o retorno das atividades prevista para a última quarta-feira, 3, foram surpreendidos  pela suspensão do prazo por mais 15 dias. A medida está prevista pela portaria nº. 716, publicada na edição desta segunda-feira, 1º de junho, do Correio Oficial do Município.

 

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Interessante é que ninguém fala em reduzir salários de políticos por um quarto. Politico tinha que ganhar era somente Dois mil Reais. O grande problema do Brasil chama-se políticos que ganham verdadeiras fortunas e não querem largar o osso por nada nesse mundo.

Deixe seu comentário: