Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Superintendente da SAE esclarece equívoco em comunicado anexado na autarquia

qua, 8 de fevereiro de 2017 05:13

Da Redação

Revisão de talões referentes a vazamentos e testes de hidrômetro continua sendo feita

Um comunicado anexado erroneamente na Superintendência de Água e Esgoto (SAE) na última sexta-feira, 3, foi motivo de reclamação de vários moradores. Essa semana, o superintendente da autarquia, André Fabiano dos Reis, emitiu uma nota esclarecendo que as informações contidas no comunicado estavam equivocadas.

Técnicos da autarquia comparecerão à residência para identificar o motivo da alteração no valor do talão

Técnicos da autarquia comparecerão à residência para identificar o motivo da alteração no valor do talão

De acordo com o comunicado, a autarquia não iria mais rever valores de talões referentes a vazamentos e não também não faria testes de hidrômetro. “Esse comunicado foi anexado sem o meu conhecimento e, quando tive ciência, pedi para que fosse retirado imediatamente. As informações contidas não procedem”, comenta o superintendente.

André Reis afirma que houve mudanças em relação à forma como serão revistos os valores dos talões. “Anteriormente, o contribuinte comparecia à SAE com sua conta, informava que o valor estava incorreto e o atendente baixava para o valor original, então, modificamos a forma como esses talões serão revistos”.

O superintendente informa que, quando houver uma nova reclamação referente aos valores de talões, será aberta uma Ordem de Serviço e os técnicos da autarquia comparecerão à residência para fazer a verificação de vazamento e identificar o motivo do erro na conta. “Houve um erro interno de interpretação. Nós iremos continuar revendo as contas, mas não sem fazer o levantamento. É necessário identificar se a alteração no valor foi causada por um vazamento interno no imóvel, por questões relacionadas ao hidrômetro ou por problemas na rede da SAE”.

Para abrir a Ordem de Serviço, o consumidor deverá apresentar a conta alterada e três contas anteriores. Caso a alteração de valor seja causada por um vazamento interno, é de responsabilidade do contribuinte solucionar o problema. Se a alteração for causada devido a algum problema no hidrômetro, o contribuinte deve comprar uma nova peça e solicitar a instalação na SAE. Quando há problema na rede, a solução é de responsabilidade da autarquia, porém, se for necessária a troca de ramal, o contribuinte deve arcar com os custos.

Segundo o superintendente, quando há um vazamento interno, não é realizada alteração no valor da conta. Se o valor foi alterado devido a problemas no hidrômetro ou na rede da SAE, a conta será revista. “Recebemos cerca de dez reclamações de valores de contas por semana. Nesses casos, o contribuinte tem a opção de aguardar o deferimento para pagar a conta ou efetuar o pagamento e solicitar a restituição”. O prazo máximo para a análise do problema é de 30 dias e, caso o contribuinte pague a conta, a restituição pode ser realizada através da compensação do valor na conta do próximo mês.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: