Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Superintendência da Promoção da Igualde Racial passa a contar com sede própria

sex, 2 de dezembro de 2016 05:33

Da Redação

A inauguração da sede da SUPPIR (Superintendência da Promoção da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Inclusão Social) aconteceu na última terça-feira, 29 de novembro. A superintendência desenvolverá atividades em articulação com os demais órgãos encarregados da promoção da assistência social no âmbito municipal.

Sede do SUPPIR irá permitir um melhor atendimento de vítimas de racismo e elaboração de políticas que visem a igualdade

Sede do SUPPIR irá permitir um melhor atendimento de vítimas de racismo e elaboração de políticas que visem a igualdade

 

A cerimônia, marcada pela apresentação do grupo We Dance, de dança de rua, foi realizada em frente à sede, localizada na rua Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha, s/nº (ao lado no Ministério Público). Representando o prefeito, esteve presente na ocasião o secretário de Administração Braulino Borges, Carmen Alvim, presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura e Marco Tulio Nascimento, presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Comprir).

Segundo Agnaldo da Silva, Zulu, um dos responsáveis pela criação da SUPPIR e coordenador da CUFA (Central Única das Favelas), o racismo “é um câncer que tem que ser extirpado da sociedade”. “Precisamos buscar todos os meios possíveis de fazer isso. O poder público tem a obrigação de ter políticas púbicas e isonômicas, e a SUPPIR é um órgão que busca de forma transversal, através das várias secretarias municipais, combater o racismo,” ressalta.

O primeiro passo, segundo ele, é fazer um senso para saber a população negra de Araguari. “Onde moram, a condição socioeconômica, para termos condições de desenvolver políticas públicas de saúde, melhoria da educação, emprego e renda. Precisamos ter um parâmetro, de quem são, onde estão e como podemos atendê-los da melhor forma,” explica.

Segundo ele, a sede também irá atender o Comprir e não é exclusivamente voltada à população negra, e sim, a todas as minorias que por alguma razão não são tratadas com igualdade.  “Temos o conselho e também o fundo municipal de promoção da igualdade racial. Com a SUPPIR será facilitada a conquista de recursos nesta área para Araguari. Todos os anos perdíamos 300 mil reais por não possuirmos uma superintendência neste setor”, explicou. Os trabalhos serão iniciados com atendimentos psicossociais a vítimas de racismo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: