Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Solenidade de transmissão de comando é promovida pela 9ª RPM em Araguari

qui, 24 de janeiro de 2019 05:17

Da Redação

Novo comandante assume atividades do 53° Batalhão de Polícia Militar

Na manhã dessa quarta-feira, 23, o Ópera Hall sediou a cerimônia de passagem de comando do 53° Batalhão de Polícia Militar, realizada pela 9ª Região de Polícia Militar (RPM). Durante o evento, o tenente coronel Adriano César Ribeiro Araújo foi dispensado formalmente das funções de comandante da unidade militar, cujas atividades foram transferidas ao tenente coronel João Romeu Mendonça.

Cerimônia de passagem de comando é marcada por homenagens e sentimento de missão cumprida

Cerimônia de passagem de comando é marcada por homenagens e sentimento de missão cumprida

 

Ao se despedir, o militar Adriano, fez questão de cumprimentar a todos os presentes, dentre eles, autoridades como o coronel Cláudio Vitor Rodrigues Rocha, comandante da 9ª RPM, o chefe do Executivo, prefeito Marcos Coelho de Carvalho (MDB) e os deputados estadual e federal, Raul Belém (PSC) e Zé Vitor (PR), respectivamente.

“Gostaria inicialmente de externar os meus cumprimentos pela presença das autoridades, da banda de música da 9ª Região da Polícia Militar, a tropa, a todos os presentes e, em especial, a minha esposa Lorena e meu filho Theo, que são as razões do meu sorriso fácil, da paz em meu coração, e da leveza em minha alma. Eu amo vocês”, agradeceu,  emocionado.

Conforme informou, há aproximadamente três anos assumiu o comando do 53° Batalhão de Polícia Militar. “Neste mesmo local iniciei minha fala com uma citação de um renomado estrategista militar, Sun Tzu, que em seu livro ‘A arte da guerra’ recomendava aos seus comandantes: ‘Trate os seus comandados como filhos e eles lutarão ao seu lado, trate os seus comandados como filhos queridos, e eles darão a vida por você’. A tropa, funcionários civis, e oficiais do 53° Batalhão de Polícia Militar doaram nestes três anos sua vida, seu trabalho e todos os seus esforços para todas as cidades que protegemos para que tivéssemos inúmeros resultados positivos”.

Sobre ações conquistadas nos últimos anos, o militar ressaltou que em 2016 o 53° Batalhão de Polícia Militar obteve a maior redução criminal no Estado, mantendo nos últimos três anos uma média de criminalidade menor que a maioria das cidades do mesmo porte de Minas Gerais. “Através deste trabalho árduo de combate à criminalidade percebemos uma tranquilidade que nos possibilitou trabalhar em outras esferas que propiciaram feitos igualmente importantes. Importantes para a comunidade que protegemos e importantes para a família polícia militar”, considerou.

Evento foi realizado na manhã de ontem

Evento foi realizado na manhã de ontem

 

Segundo ele, o Batalhão de Polícia Militar foi a primeira unidade policial militar no estado de Minas Gerais em sua totalidade de cidades a realizar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) que agilizou o atendimento ao cidadão e proporcionou presença maior do aparato policial referente a prevenção da criminalidade. “Conseguimos implantar na cidade a 30ª unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar no Estado de Minas Gerais, que conta com quase 300 alunos, e oferece estudo de qualidade; além disso, prima pelo resgate de princípios e valores aos filhos de nossos policiais e bombeiros militares e aproximadamente 30% da comunidade araguarina, a população civil”, acrescentou.

Ao falar sobre os benefícios conquistados nos últimos anos, o tenente coronel lembrou sobre a construção de um moderno stand de tiro dentro da unidade com o objetivo de aprimorar o treinamento da Polícia Militar e demais forças de segurança da região.

“Ao comando da Polícia Militar agradeço a oportunidade de ter me propiciado em uma região em que eu e minha família fomos acolhidos como filhos da terra, e aprendemos a amar e fizemos muitos amigos. Ao tenente coronel Mendonça, oficial da Polícia Militar, que traz uma excelente bagagem operacional, que lhe credencia a comandar tão importante unidade, desejo-lhe pleno sucesso. Por fim, ao realizar meu último ato como comandante do 53° Batalhão de Polícia Militar, relembro aqui outro grande estrategista militar, o imperador Romano Júlio Cesar, que após uma importante vitória em uma de suas inúmeras batalhas escreveu o cenário Romano, “Vim, vi e venci, muito obrigado”, finalizou o discurso de encerramento das atividades como comandante.

Ao discursar, o novo comandante da unidade, tenente coronel Mendonça, ressaltou que, para garantir a meta, ele se sustentará em três pilares, dentre eles, a capacitação técnica, maior preparo profissional e fortalecimento das ações militares. “Estarei a frente de todas as ações, e manutenção da proximidade com a comunidade. Solicitamos a todas as instituições que nos auxiliem, aliando a isso a manutenção para sustentar a hierarquia, disciplina de modo que possamos trabalhar sentindo-nos motivados para o equilíbrio de nossa sociedade, razão do nosso serviço. Tenhamos fé, pois venceremos o combate”, enfatizou.

O novo comandante é bacharel em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) em Betim. O tenente coronel Mendonça é natural do povoado de Mato Seco da cidade de Bom Despacho, Minas Gerais e soma diversos cursos na área policial como especialização em Segurança Pública.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: