Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Solenidade de formatura do primeiro curso de Tático Móvel acontece na sede do 53º BPM

qua, 5 de julho de 2017 05:49

por Stella Vieira

Trinta militares participaram da capacitação

O 53º Batalhão de Polícia Militar promoveu, nessa terça-feira, 4, a solenidade de formatura dos participantes do primeiro curso de Radiopatrulhamento e Tático Móvel em Araguari. A capacitação envolveu trinta militares e teve a duração de 230 horas.

De acordo com o tenente coronel Adriano César Ribeiro Araújo, comandante do 53º BPM, o crime violento têm deixado as cidades grandes e partido para municípios de porte de aproximadamente 100 mil habitantes, como Araguari. “Sabendo desse diagnóstico de migração do crime, esse ano, o comandante da 9ª Região de Polícia Militar capacitou o 53º Batalhão logisticamente, com viaturas de frota terceirizada e humanamente, com 32 novos policiais. Agradecemos novamente o comando regional que, de forma inédita, trouxe o curso de Tático Móvel para Araguari”.

Comandante ressaltou a importância do Tático Móvel para o município

Comandante ressaltou a importância do Tático Móvel para o município

 

O curso contou com a participação de trinta militares e teve a duração de 230 horas, envolvendo disciplinas teóricas e práticas. O objetivo da capacitação foi preparar o policial para trabalhar nas equipes de Tático Móvel, dentro do conceito de força de manobra, com esforço preventivo e repressivo. Além disso, também atuarão como força de reação em situações críticas e serão multiplicadores das doutrinas afetas ao trabalho desenvolvido nas companhias. Os participantes foram avaliados quanto à execução correta das diversas atuações típicas do Radiopatrulhamento Tático Móvel e, ao final, foram submetidos a uma avaliação escrita, referente a todo o conteúdo transmitido durante o curso.

Durante a solenidade, estiveram presentes: o comandante da 9ª Região de Polícia Militar, coronel Cláudio Vitor Rodrigues Rocha; o comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Adriano César Ribeiro Araújo; comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Carlos Eduardo Belelli; comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Carlos José da Silveira; major do Exército Brasileiro, Carlos Humberto Valter Filho, representando o comandante do 2º Batalhão Ferroviário; o subcomandante do 9º Batalhão de Policiamento Especializado, major Geilson Nunes; presidente da 47ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Dalto Umberto Rodrigues; presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Bruno Brandão Filho; dentre outras autoridades, homenageados, convidados e familiares dos formandos.

Os formandos também realizaram duas demonstrações de técnicas de táticas aprendidas durante a jornada de formação, envolvendo operações de controle de distúrbio e conduta de patrulha. Após as apresentações, os participantes receberam seus certificados e, em seguida os alunos de destaque da turma e os colaboradores do curso foram homenageados.

Segundo o comandante da 9ª Região de Polícia Militar, coronel Cláudio Vitor Rodrigues Rocha, o objetivo das ações é oferecer uma segurança pública de qualidade voltada para o cidadão de bem. “O Tático Móvel é uma grande conquista, pois é uma tropa altamente capacitada e que tem alta disciplina, então, informamos aos cidadãos do bem que estamos aqui para protegê-los e, ao cidadão infrator, que estamos aqui para enfrentá-los”.

O coronel afirma que o curso atingiu as expectativas. “A realização desse curso é uma satisfação tanto para os Policiais Militares de Araguari quanto para o nosso comando. Agora temos policiais preparados para enfrentar a criminalidade violenta e, dessa forma, vamos fechando as portas para o crime”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: