Sociedade São Vicente de Paulo em destaque
sáb, 11 de outubro de 2014 00:02
A Sociedade São Vicente de Paulo tem sua origem na cidade de Paris, no ano de 1833. Antônio Frederico Ozanam, estudante, com 20 anos de idade e outros jovens, reuniram-se idealizando servirem de instrumento de apoio e ajuda aos necessitados.
A SSVP é uma associação formada por leigos, católicos e que atende aos necessitados sem exclusão religiosa, de extrema diversidade. Neste sentido, a sociedade pode ser chamada “movimento de caridade e apostolado”; os membros ativos, confrades, são denominados vicentinos.
Os vicentinos organizam-se em grupos, denominados conferências.
Esses grupos atuam em diferentes setores comunitários como paróquias ou bairros, sob a presidência de um dos membros, empossado por eleição.
A Sociedade de São Vicente de Paulo de Araguari, foi moldada no preceito universal, entidade civil, de fins não econômicos ou lucrativos, filantrópica, de caráter beneficente, educativa e de assistência social. Têm sua história remontada a 2 de janeiro de 1900.
A fundação da primeira conferência vicentina “Nossa Senhora d’Abadia” idealizada por Josias Batista Leite e companheiros originou a instituição; seu exemplo inspirou outros e novas conferências foram gradativamente surgindo.
Em 21 de novembro de 1930, criou-se o Conselho Particular da SSVP de Araguari, segundo critérios do Manual Vicentino, visando administrar as ações da Sociedade, formada pelos presidentes e vice-presidentes de Conferências em atividade. A primeira Assembléia Geral ordinária foi realizada no mesmo ano em 8 de dezembro, data consagrada à Imaculada Conceição.
Em 19 de julho de 1936, foi lançada a pedra fundamental para a edificação do conjunto habitacional, em terreno adquirido com venda de lote doado pelo Senhor Manoel Marques Povoa. A vila foi instalada a três quadras acima da avenida Minas Gerais, próximo ao Parque Municipal, atual Bosque John Kennedy.
A partir deste marco, iniciou-se a construção do complexo; uma das primeiras edificações foi a capela datada de 1938.
No ano de 1939, assume a presidência da SSVP o advogado Dr. João Alamy Filho, permanecendo no cargo até 1943. Em 1943, Dr. João Alamy, designou as irmãs da ordem “Filhas de Caridade” para a administração interna do Asilo e assistência aos excluídos. Segundo entrevista feita à Revista Ventania em 1956, sem dúvida inspirado por Deus.
Na década de 1960, empreendimentos permearam o impulsionamento do Serviço Social de Luto, e em reformulações e ampliações nos diferentes setores de ação da SSVP. Outro fator preponderante foi a fundação de diversas conferências vicentinas na cidade, o que congregou pólos comuns de assistência social.
No início da década de 1990, o Asilo passou a denominar-se Comunidade São Vicente de Paulo. Atualmente, a Comunidade atende 65 idosos de ambos os sexos; é representada pela Irmã Maria Francisca de Oliveira, filha da Caridade. O presidente do Conselho Central de Araguari é Pedro Baliana Neto.
A diretoria da casa e os membros da SSVP dignificam o sonho precursor de Josias Batista Leite e do patrono São Vicente de Paulo. Eu me emociono vendo o trabalho dessa instituição, oxalá a humanidade acordasse para o amor ao próximo. Parabéns.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Sou tecnico de enfermagem a dez anos, se souberem de quem precisa de cuidador ou acompanhante noturno meu telefone e zap (34) 99894 – 1545
Como fazer doação para a entidade?
Minha Vô é meu tio moraram aí, nos anos 80, Dorcina Maria de Jesus e José Martins ( Mareco) profissional atuava em reformas de taco e sinteco. Fazíamos visitas para eles, foram muito bem tratados enquanto estiveram por aí! Só temos a agradecer!